Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Esperança

Paraná completa um ano de vacinação contra a Covid-19

Redação Bonde com AEN
18 jan 2022 às 11:21
- Alena Shekhovtcova/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esta terça-feira (18) marca um ano desde que a primeira pessoa foi vacinada contra a Covid-19 no Estado. Desde então, mais de 8,3 milhões de paranaenses já foram imunizados com a primeira e a segunda doses ou dose única, dos quais mais de 1,6 milhão têm até a dose de reforço, aprovada ao longo do caminho.


"Há exatamente um ano, os primeiros paranaenses eram vacinados contra a Covid-19. A nossa esperança, naquele momento, era reduzir de mortes e retornar à vida como conhecíamos. E já podemos afirmar que a vacina cumpriu o seu papel. Ficamos muito felizes ao ver o quanto a população acreditou na ciência e na saúde e foi atrás da sua dose", disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Estivemos, desde o início, entre os estados que mais vacinaram no Brasil. Ao longo desse um ano de vacinação, o Estado trabalhou junto com os 399 municípios para garantir que todos tivessem acesso à vacina o mais rápido possível", acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 350 mil

Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos

Imagem de destaque
Entenda

Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil

Imagem de destaque
26 mil no total

Regional de Saúde de Londrina é a que mais tem casos de dengue no Paraná: 831

Imagem de destaque
Menos de 5 mil doses

Unidades de saúde de Londrina voltam a vacinar contra a covid nesta terça


Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a resposta para esse ano de "cura" estava estampada no rosto da primeira imunizada. “Lembro do olhar de esperança da enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira e este sentimento em todos nós também surgiu a partir daquele momento”, lembrou.

Publicidade


Ela tomou a vacina pouco mais de duas horas depois que o lote com 120 mil doses chegou ao Estado. Para a enfermeira que atua no Hospital do Trabalhador, que completou 74 anos naquele dia, o momento foi cheio de expectativa e emoção.


“Sempre acreditei na vacina, sempre acreditei que fosse possível. Infelizmente ainda tem muitas pessoas que se recusam a tomar, mas não podemos perder de vista que a vacina protege do vírus. Foi uma conquista”, afirmou.

Publicidade


HISTÓRICO – O processo passou por várias fases, sofreu ajustes, e, depois de um ano, a maior campanha vacinal já realizada no Paraná chega a uma nova etapa, com a imunização do público infantil de 5 a 11 anos. Dos centenárias às crianças, dos acamados aos trabalhadores ativos, o trajeto ilustrado nas selfies teve apenas um objetivo: a defesa contra coronavírus após um 2020 angustiante.


Na fase inicial, o primeiro conjunto de grupos prioritários elaborado pelo Ministério da Saúde e seguido pelo Paraná foi baseado em princípios da OMS (Organização Mundial da Saúde) e feito em acordo com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).


Ao todo, 27 categorias de pessoas tiveram prioridade para recebimento das doses da CoronaVac/Butantan, começando pelos trabalhadores de saúde, idosos institucionalizados, pessoas com deficiência e populações tradicionais, como indígenas. Em três dias, mais de 57 mil pessoas tinham recebido a primeira dose, e no final daquele mês mais de 130 mil.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo