Saúde

O sexo é a única forma do casal ter prazer?

14 abr 2010 às 19:36

Estamos vivendo em uma sociedade na qual o sexo é supervalorizado, pelo prazer que pode proporcionar em um relacionamento. Constatamos porém que o lugar ocupado por ele no relacionamento de casais nem sempre é privilegiado, uma vez que compete com outras preocupações que norteiam o dia-a-dia de um casal.

A atmosfera adequada à obtenção do prazer nem sempre está presente, principalmente quando se está preocupado(a) com as mudanças que estão ocorrendo na empresa, com as contas que precisam ser pagas, com a educação dos filhos, ou com o clima da própria relação, que pode não andar bem.


Investir em esforços para melhorá-la é importante, assim como não tornar o prazer sexual o centro do universo.


Existem outras fontes de prazer gratificantes, que devem fazer parte da rotina de um casal, como, por exemplo, sair para dançar, ouvir música, ler, ir ao cinema, saborear um bom prato, praticar esportes, viajar, passear.


Todas essas e outras atividades podem também ser prazerosas e contribuir para a elevação da auto-estima e para a realização pessoal.


Portanto, deve-se mostrar às crianças, desde bem pequenas, que o exercício destas atividades poderá gratificá-las, e não somente os contatos sexuais que são veiculados com frequência pela mídia nas novelas, por exemplo, dando-lhes modelos da busca do prazer somente por esses meios.


Mitos e Verdades


- Mito: o prazer sexual é a única fonte de prazer, status e auto-estima na vida de uma pessoa


- Verdade: existem outras alternativas para a obtenção do prazer, tais como ler, dançar e viajar

Carmen Garcia de Almeida, professora universitária e terapeuta de casais


Continue lendo