Os efeitos da umidade na cozinha não são nenhuma novidade. O sal e o açúcar tendem a formar flocos, porém eles não perdem suas propriedades, diferente do que pode acontecer com as vitaminas (na forma concentrada) e os suplementos alimentares que, por conterem substâncias cristalinas, como a vitamina C e algumas formas de vitamina B, estão propensas a um processo de degradação.
Esta foi a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Purdue, em Indiana, nos EUA, publicada pela revista especializada Journal of Agricultural and Food Chemistry.
As embalagens, mesmo que tenham tampas, não conseguem evitar a penetração dos altos níveis de umidade presentes na cozinha e no banheiro, o que faz com que, mais ou menos dentro de uma semana, haja evaporação de nutrientes essenciais, base dos suplementos, causando instabilidade química.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
O recomendado é mantê-los em lugares limpos e bem secos, como armários ou estantes, localizados em quartos ou salas.
Além das vitaminas e dos suplementos alimentares, outros produtos em pó, como comprimidos ou cápsulas também merecem atenção, por perderem com muita facilidade suas propriedades químicas, mesmo que com baixos níveis de umidade.