Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda!

Vinho pode evitar o envelhecimento precoce

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
26 nov 2014 às 16:50

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os vinhos, sobretudo os tintos, são ricos em polifenóis, que são potentes antioxidantes, ou seja, "varredores" de radicais livres. São eles os principais responsáveis pela ação anti-idade dos vinhos. Por isso, é fácil entender porque as pessoas com mais de 60 anos que têm o hábito regular de beber até duas taças de vinho durante as refeições envelhecem com melhor qualidade de vida.

O colágeno e a elastina são substâncias que dão consistência e elasticidade à pele; a colagenase e a elastase são enzimas que destroem o colágeno e a elastina, respectivamente, fazendo com que a mesma fique menos elástica. Os polifenóis do vinho bloqueiam a ação da colagenase e da elastase e, também, melhoram a microcirculação e a hidratação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antocianinas

Leia mais:

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino


As antocianinas, substâncias naturalmente encontradas nas cascas das uvas, são pigmentos de coloração azul, vermelha e violeta, responsáveis pela grande variedade de cores de frutas, flores e folhas. As antocianinas protegem e estimulam a renovação dos tecidos ricos em colágeno, que garante a firmeza e a elasticidade da pele e das paredes das artérias.

Publicidade


Estudos clínicos comprovam: as antocianinas protegem a pele contra o envelhecimento.


Um estudo conduzido em 2013 pela Universidade de Medicina de Chung Shan, Taiwan, e publicado na revista internacional Pharmaceutical Biology, demonstrou que as antocianinas reduzem as manchas na pele causadas pela radiação solar e reverte o aspecto de pele envelhecida.

Publicidade


Outro estudo realizado em 2013 pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Bangkok, Tailândia, e publicado no renomado jornal internacional BMC Complementary and Alternative Medicine, apontou que as antocianinas apresentam potente ação antiglicante, ou seja, impedem que o excesso de açúcar no sangue degrade o colágeno, acelerando o processo de envelhecimento cutâneo.


Reprodução
Reprodução


Fontes de antocianinas

A uva é a fruta onde essas substâncias são mais encontradas, porém a quantidade e a composição das antocianinas diferem de acordo com a espécie, variedade e forma de cultivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo