No verão, um dos maiores cuidados que devemos ter é em relação à alimentação. Quando vamos à praia, por exemplo, devemos ter muita atenção ao comprar e consumir os quitutes vendidos na beira do mar e também em quiosques, como milhos, espetinhos de camarão, churros, pastel e muitos outros.
Segundo especialistas no assunto, a melhor saída é se alimentar em casa, para evitar possíveis intoxicações, tendo a certeza de ingerir produtos fresquinhos e bem preparados. A nutricionista Bettina Moritz, Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, indica ingerir muito líquido para evitar a desidratação, além de acrescentar nas refeições alimentos leves e naturais, como saladas, verduras, legumes e carnes grelhadas.
No entanto, além de escolher bem os ingredientes, é preciso saber prepara-los. "A forma de preparar a refeição e os produtos que serão utilizados neste preparo faz toda a diferença na qualidade da alimentação. Muitas pessoas não sabem, mas as panelas, por exemplo, podem liberar metais pesados nos alimentos durante sua preparação e acabar contaminando a refeição. Por isso sempre indico a utilização de produtos cerâmicos atóxicos, que além de serem excelentes na cozinha, também exercem papel fundamental à saúde dos consumidores", acrescenta Bettina.