Pesquisas recentes sugerem que o consumo de duas latas diárias, aumenta o risco de lesões hepáticas, causa diabetes, doenças vasculares e derrame. Análises anteriores mostram que os refrigerantes, que contém uma quantidade expressiva de adoçantes artificiais, podem causar doenças no fígado semelhante aquelas causadas pelo alcoolismo crônico.
O estudo foi realizado por pesquisadores da Escola Miller de Medicina, da Universidade de Miami, e do Centro Médico da Universidade de Columbia e publicado no Journal of General Internal Medicine. Os refrigerantes "diet" são vendidos como uma opção saudável em comparação com as outras alternativas, por conter menor quantidade de calorias. Mas os supostos benefícios continuam incertos, e pesquisas recentes sugerem que eles aumentariam ainda mais o apetite dos consumidores.
Mais de 2.500 pessoas participaram do estudo em um período de 10 anos, onde foram estudados o consumo de bebidas diet e não diet, risco de ataque cardíaco, derrame e morte vascular. Eles concluíram que, aqueles que bebiam refrigerantes diet todos os dias estavam 43% mais propensos a sofrer um problema cardíaco do que aqueles que não beberam nenhum, considerando problemas vasculares pré-existentes como diabetes, pressão alta e síndrome metabólica. A pesquisadora Dr. Hannah Gardner diz que, "os resultados sugerem uma potente associação entre consumo diário de refrigerantes diet e problemas vasculares", e acrescenta que, "os mecanismos que possibilitam esses eventos ainda não são claros".
Refrigerantes diet normalmente contém adoçantes artificiais como aspartame, o qual já foi relacionado a outras doenças como o câncer. (Fonte : G1)