Nutrição

Quais alimentos são indicados para pacientes com câncer?

06 ago 2013 às 15:48

Uma alimentação equilibrada faz parte do processo de recuperação de qualquer pessoa doente. Bem nutrido, o corpo reage melhor às medicações, ganha energia para enfrentar as terapias necessárias e é capaz de driblar eventuais infecções que possam aparecer.

Alguns nutrientes podem ser valiosos para contornar os enjoos desagradáveis ou as reações que podem surgir ao tomar alguns dos remédios. Comer bem e ''em cores'' é fundamental para o organismo ficar bem equilibrado, para o corpo que precisa recuperar seu ponto de equilíbrio.


A boca seca é um sintoma desagradável porque muda o gosto dos alimentos e torna a mastigação mais difícil. Chupar picolé (de preferência sem açúcar), mastigar chiclete sem açúcar e beber muita água são boas pedidas para aliviá-la. Prefira ainda alimentos macios como purê de batata e faça molhos diversos para deixar os alimentos umedecidos.


Intestino desregulado é algo comum durante o tratamento, tanto pode ficar preso como solto. Se for uma diarreia persistente, o organismo pode perder nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e água. A comida deve ser ingerida aos poucos, várias vezes ao longo do dia. Coma banana, melão, maracujá, goiaba, caldo de legumes, água de coco para repor o potássio, cuja perda é muito comum na diarreia. E reduza as fibras, ou seja, dê um tempo nas frutas como mamão, laranja, mexerica, ameixa preta e nos vegetais folhosos.


Vá de iogurte, queijo branco, suco de uva, batatas fervidas e amassadas e pão branco. Corte temporariamente o leite, os queijos amarelos e os doces a base de leite. Se for comer carne prefira frango ou peru sem pele, peixe ou a parte magra do boi; mas evite fritá-las. Agora, quando o problemas for a prisão de ventre, procure comer mais fibras, como pão e cereais integrais, frutas frescas com casca e verduras.


Quando se está em tratamento contra o câncer, o importante é não perder peso. Mais do que nunca o corpo pede calorias saudáveis para aumentar sua imunidade e ter energia para enfrentar os tratamentos previstos.

Flavia Pagano - nutricionista


Continue lendo