Com as festas de fim de ano é quase inevitável resistir às comidas calóricas e tantas delícias que enfeitam mesas e pratos. A boa notícia para quem lutou o ano todo para manter a forma é que, na visão da ciência da nutrição, não é o excesso em dois dias que desequilibra o processo de educação alimentar que foi feito ao longo de doze meses. De acordo com a nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, não precisa evitar comer os alimentos, o ideal está nas escolhas: "Ao invés de exagerar nas saladas, sempre incrementadas com maionese e frutas secas, opte pela de folhas e só experimente a elaborada que a ‘tia’ fez com tanto carinho".
A especialista completa "Para sentir-se saciado, comece com a salada de folhas, em seguida parta para o prato principal, sem exagerar, e na escolha da sobremesa, opte por frutas frescas. Se ainda estiver com disposição, experimente o doce de sua preferência".
Existem alguns métodos que as pessoas adotam antes e depois das festas, a fim de preparar o organismo para a ingestão calórica de alimentos que farão no fim do ano, entre eles estão: