O gosto por comidas gordurosas e ricas em carboidratos leva muita gente a dinpensar um saudável parato de carnes e saladas na hora do almoço. Além disso, impulsionadas pela falta de tempo, as pessoas recorrem às opções mais rápidas de alimentos, que geralmente têm muita gordura, sal e calorias.
Em uma nova pesquisa canadense realizada pela Universidade de Toronto, constatou que as opções dos cardápios de fast foods podem conter mais da metade das calorias diárias recomendadas.
Contando com o fato de que a refeição seja formada por várias porções, que geralmente são enormes nos restaurantes norte-americanos e canadenses, há uma grande chance de aumento de peso nos consumidores desses países, além do aumento dos fatores de risco para doenças cardíacas.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores examinaram as calorias, a quantidade de sódio, gordura e os níveis de colesterol de 685.156 refeições (entre opções de café da manhã, almoço e jantar) de 19 redes de restaurantes em todo o Canadá e descobriram que essas refeições contêm em média 1.128 calorias. Este valor representa 56% da quantidade calórica recomendada por dia (que são duas mil calorias).
Esta é uma média do valor diário recomendado, pois é diferente para cada pessoa, com base no peso, nível de atividade física e outros fatores. As atuais recomendações de calorias diárias variam de 1.600 a 2.400 calorias para mulheres adultas e de 2.000 a 3.000 calorias por dia para homens adultos, dependendo da idade e nível de atividade física.
O estudo mostrou ainda que a média das refeições dos restaurantes tem 151% da quantidade diária recomendada de sódio para adultos, 60% do valor diário recomendado de colesterol e 89% de gordura, além de 83% de gorduras trans e saturadas.
"O alto nível de gordura saturada é preocupante, pois de acordo com o Institute of Medicine, a ingestão de gordura saturada deve ser mantida tão baixa quanto possível", escreveram os pesquisadores no estudo. (Fonte: Toda Ela)