Além dos problemas respiratórios, que costumam aumentar com a chegada do inverno, as pessoas podem sentir mais fome nessa época do ano. Este fato acontece porque, com a queda da temperatura externa, nosso corpo tende a diminuir sua temperatura interna.
Para funcionar perfeitamente, o organismo precisa estar com 36,9ºC. Uma das funções dos alimentos é fornecer energia ao corpo para que ele mantenha essa temperatura.
No inverno precisamos de mais energia para manter o corpo aquecido; portanto, comemos mais. E os alimentos que costumamos ingerir nesta época normalmente têm grande quantidade de calorias, como sopa, fondue, feijoada, chocolate quente, etc.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Além disso, reduzimos nossa atividade física por causa do frio, pois sentimos preguiça de fazer exercícios, o que pode resultar em aumento de peso, o que agrava ainda mais os problemas respiratórios que possam aparecer em função do inverno.
Se o leitor optar por alimentos mais saudáveis, tais como frutas, sopas de vegetais, chocolate quente preparado com leite desnatado e chocolate light, não ganhará peso em excesso no inverno e, quando o verão chegar, seu corpo continuará em forma e saudável, além de minimizar os problemas respiratórios.
Beatriz Ulate, nutricionista