Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

O açúcar pode sim fazer parte de uma alimentação saudável

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
05 ago 2015 às 09:37

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O açúcar pode e deve fazer parte da dieta

A orientação vale para todo mundo. Seja criança, adolescente, adulto ou idoso, uma dieta saudável e a prática de exercícios é o segredo para uma vida equilibrada. Mas, afinal, o que é uma dieta saudável? A nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição, Marcia Daskal, responde: "É a variedade de ingredientes e sabores sem a exclusão dos nutrientes. Isso significa ter uma alimentação completa, porém com um consumo equilibrado. Qualquer ingrediente em excesso não faz bem".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O organismo precisa de todos os nutrientes para o seu bom funcionamento e, quando há a exclusão de um deles, além do corpo fazer reservas – podendo acumular gorduras, por exemplo – a tendência é que, ao término de uma dieta muito restritiva, o indivíduo compense o que deixou de comer em porções maiores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino


Assim, o importante é não deixar de comer o que sente vontade, porém da maneira certa. Aos amantes de doces, Marcia orienta que o açúcar deve ser consumido de forma equilibrada e associado a uma vida saudável. Nesse cenário, é uma ótima fonte de prazer e não deve ser retirado do cardápio.

Publicidade


A mesma orientação vale às crianças. Segundo a pediatra Fernanda Ceragioli, cada grupo de alimentos tem sua importância na dieta e devem ser incluídos na alimentação dos pequenos também. "O açúcar, por exemplo, é um nutriente que dá energia ao corpo, o que é essencial para as crianças manterem-se ativas", explica.


Ainda sobre o consumo de açúcar, que muitas vezes é classificado como vilão da saúde, a nutricionista afirma que "é um carboidrato presente também em frutas e vegetais. O prazer que sentimos com alimentos de sabor adocicado é inato. A predileção por doces ajudou nossos ancestrais a distinguirem os alimentos seguros e que dariam mais energia dos alimentos potencialmente tóxicos ou inadequados para consumo. Além de fornecerem carboidratos e energia, eles adicionam sabor, deixando alguns alimentos mais apetitosos. Sem abuso, o açúcar entra numa dieta equilibrada".

Publicidade


A pediatra concorda e afirma que os doces não precisam ser evitados, seja em comemorações ou no dia a dia. O importante é prestar atenção no tamanho e na quantidade das porções. A Dra. Fernanda ainda recomenda: "o açúcar não deve ser inserido como recompensa ou como ‘moeda de troca’ para uma criança. Ele deve estar presente na alimentação como um todo, junto aos legumes, proteínas e demais nutrientes".


O açúcar também é responsável pela liberação do neurotransmissor serotonina que traz a sensação de bem estar. Portanto, o consumo, além de bom para o organismo, é bom para a mente.

Para manter uma alimentação saudável dentro de casa, as duas especialistas reforçam que é preciso deixar espaços para inovar no cardápio. Por exemplo, mudar um ingrediente durante a preparação ou experimentar coisas novas ajuda a deixar as opções de costume diferenciadas, promovendo sensações de prazer.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo