Nutrição

Maracujá ajuda na saciedade e tem propriedades antioxidantes

02 jun 2015 às 13:47

Deliciosa e a cara do verão, o maracujá é uma das frutas com maior produção no Brasil e tem uma enorme quantidade de benefícios para a saúde. Existem muitas espécies dessa fruta, sendo as mais conhecidas o maracujá guaçú, iguapó, melão e o mirim, mas o que os diferencia mesmo é a casca, aquelas mais enrugadas possuem a polpa mais adocicada e as de casca lisa são conhecidas por serem mais azedos, logo, são mais ácidas.


O maracujá não tem muitas calorias, uma porção de 100 gramas da fruta contém, em um valor próximo, 70 calorias, sem mencionar que a fruta ajuda a emagrecer. É necessário um território de clima tropical ou subtropical para seu plantio, portanto o Brasil é o país privilegiado com a maior produção do maracujá.


Alguns benefícios da fruta tropical


Fonte abundante das vitaminas A, C e outras do complexo B;
Apresenta boa quantidade de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio;
É um ótimo calmante natural para o organismo humano;
A casca é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, emagrece e ainda consegue prevenir e controlar a diabete;
Nas sementes é possível encontrar um potente vermífugo. Fazendo um suco de maracujá as propriedades das sementes são automaticamente passadas para o líquido;
É um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento do organismo.


Dependendo do tipo da fruta, o maracujá pode ser muito ácido e chegar a atacar o fígado, além de que os poderes sedativos são, ajudam a pressão cair consideravelmente.


Saciedade


Ajuda na saciedade, pois contem uma substancia a pectina, que no estômago se transforma numa espécie de gel não digerível e provoca aquela sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos do que o normal, mas não de uma forma prejudicial à saúde.


Essa substância é facilmente encontrada em alta concentração na casca do maracujá, naquela parte branca, ela ainda dentro do organismo humano carrega as gorduras e a glicose presente nos alimentos, eliminando pelas fezes esses elementos.


A pectina consegue reduzir a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea, quanto mais lento for esse processo, a fome irá demorar um pouco mais para aparecer. A farinha dessa fruta é muito eficiente na eliminação das toxinas acumuladas no organismo humano, estas prejudicam o funcionamento dos órgãos e isso desequilibra o metabolismo, algo que dificulta mais ainda o processo de emagrecimento. Para facilitar essa ação é importante beber no mínimo dois litros de água por dia, pois a farinha é riquíssima em fibras que pedem hidratação constante.

(Com informações R7)



Continue lendo