Estudos comprovam que crianças que comem alimentos gordurosos, industrializados e os chamados junk food têm dificuldade em mudar seus hábitos alimentares e tendem a ser adultos obesos com pré-disposição ao desenvolvimento de diversas doenças. Felizmente, o oposto também é verdadeiro.
Cabe aos pais a responsabilidade de ensinar bons hábitos alimentares aos seus filhos. Mas como alimentar bem as crianças e não ceder aos pedidos dos filhos e às tentações das comidas rápidas? Para orientar os pais – e também professores e profissionais da saúde –, a Editora Íthala lança o livro Pequeno Gourmet, um verdadeiro guia que orienta o leitor sobre como alimentar as crianças desde os primeiros dias de vida até a adolescência.
Com uma linguagem didática e clara, a autora e nutricionista Graça Gabriel explica os benefícios de cada alimento durante a infância, mostrando as necessidades nutricionais de cada faixa etária. Ano a ano, o livro explica como as vitaminas e minerais presentes em frutas, verduras e outros alimentos são utilizados pelo organismo em cada fase do desenvolvimento infantil. Assim, o leitor passa a entender a real necessidade no consumo equilibrado dos diferentes grupos alimentares.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
As informações sobre benefícios de cada nutriente, bem como as quantidades indicadas em cada idade, são apresentadas em tabelas para facilitar o entendimento. A autora apresenta também dicas para variar as refeições e também para montar a lancheira escolar.
Ao longo dos capítulos, o livro traz ainda diversas receitas práticas, saudáveis e saborosas, para facilitar a inserção de certos alimentos na dieta das crianças e, também, de toda a família. São opções como suco de beterraba com caju e baguete natureba que mostram como é possível variar o cardápio e tornar alguns itens mais atraentes do que normalmente são aos olhos infantis.
O leitor ainda encontra dicas sobre como comprar frutas, verduras, leites e carnes, e que critérios devem ser utilizados na escolha desses itens. O livro fala sobre preparo dos alimentos – tempo, temperatura e modo -, além de orientar sobre higiene na cozinha, utensílios domésticos, forma e tempo de armazenamento e maneiras de evitar o desperdício.
Primeiros meses
Pequeno Gourmet dedica alguns capítulos para esclarecer as principais dúvidas que envolvem a nutrição do bebê ainda nos primeiros dias. O livro traz um guia alimentar, mês a mês, para o primeiro ano de vida da criança, com tabelas de peso e altura de meninos e meninas.
A autora fala sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses, o benefício do consumo do leite materno para o organismo infantil e explica a forma correta de proceder para que esse momento não seja difícil nem para o bebê, nem para a mãe. Ela explica ainda sobre algumas das principais dúvidas das mamães como: quais alimentos que a mãe come podem dar cólica ao bebê; como cuidar do seio antes e depois da amamentação; o que fazer se o bebê não está "pegando" o seio corretamente, entre outras, desde o papel do pai na amamentação até o desmame. O livro explica ainda, em detalhes, como fazer para retirar e armazenar o leite materno, além de abordar aspectos sobre amamentação de gêmeos, bebês com necessidades especiais e por mães adotivas.
Com essa mesma didática, a autora dedica-se a esclarecer dúvidas sobre o início da alimentação sólida, ensinando a fazer as primeiras papinhas doces e salgadas e mostrando quais alimentos devem ser escolhidos em cada faixa etária. Ela fala ainda sobre o manuseio e sobre procedimentos para congelar e descongelar alimentos, além de apresentar tabelas com as quantidades ideais e sugestões de rotina alimentar. Ao todo, o livro traz mais de 120 receitas de sucos, papinhas doces e salgadas, "comidinhas" e sobremesas para as primeiras refeições do bebê.
Condições especiais e alternativas
A nutricionista fala ainda sobre a alimentação para crianças em condições diferenciadas como as portadoras de alergias alimentares, diabetes, anemia, autismo, obesidade, desnutrição, entre outros. Explica quais as necessidades específicas dessas crianças e como tornar a rotina alimentar fácil e completa. A obra também traz um glossário de nutrição e índice remissivo para ajudar o leitor a encontrar assuntos de seu interesse.
(Com Literato Comunicação e Conteúdo)