Você sabia que estudos comprovam que a groselha negra contém muito mais vitamina C do que a laranja? A dose chega a ser quatro vezes superior. Além dessa característica altamente benéfica, ela é rica em potássio - possui o dobro da quantidade encontrada na banana -, apresenta quantidades moderadas de caroteno, uma forma de vitamina A, e é composta de outras substâncias antioxidantes, como fenóis, incluindo a vitamina E e as antocianinas, altamente potentes na capacidade de combater os radicais livres.
A groselha negra, também conhecida como cassis, é originária da Europa do Norte, é redondinha, tem tonalidade quase preta (parece a jabuticaba) e há muito tempo é utilizada na elaboração de xaropes, doces e licores.
Mas os poderes desta frutinha ultrapassam o sabor que ela proporciona às receitas. É no óleo extraído da semente, que se encontra uma grande concentração de ativos com funções importantes para a manutenção da saúde. A substância é rica em ácidos graxos linoleicos (ômega 6), alfalinolênicos (ALA), gama-linolênicos (GLA) e oleicos (ômega 9), responsáveis por ações benéficas ao organismo, principalmente a antioxidante e protetora do sistema imunológico.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Eles também fornecem energia para manter a temperatura corporal sob controle e o metabolismo em ordem, bem como, protegem tecidos e nervos. Como se não bastasse tantos atributos, são essenciais para a produção da série de PGE 1 (prostaglandinas), importantes para o sistema imunológico e para a saúde da pele.
Por não ser uma fruta muito popular, normalmente, será encontrada em lojas de produtos naturais. Pode ser consumida fresca ou em forma de cápsulas.