As gastrites e úlceras crônicas podem ser tratadas com cuidados na alimentação. Segundo a nutricionista Edna Garambone, alimentos que aumentam a produção de ácido clorídrico no organismo, pioram os sintomas. São eles: cigarro, refrigerante, frituras e café em excesso. Além disso, a especialista adverte que a ingestão de muito líquido durante as refeições e a pressa em comer são péssimos hábitos para quem sofre de gastrite. "Tem gente que come em cinco minutos. Não tem estômago que aguente uma coisa dessas. Tem que comer devagar, com clama, mastigando bem", ensina.
Os alimentos com fibra - vegetal cru e salada - alcalinizam o organismo. "É muito importante que em todas as refeições as pessoas consumam frutas e vegetais, colocando sempre azeite extravirgem", sugere Edna. Outro truque ensinado pela nutricionista, é a ingestão de chá de alecrim antes das principais refeições. "Ajuda na digestão e tira a sensação de azia". Entre as principais recomendações e uma das que mais dá resultado, está a disciplina de comer de 3 em 3 horas.
Por fim, Edna indica alimentos amargos para o alívio da queimação. "Jiló, aquela alface marrom mais amarga e lima de pérsia, ajudam muito o estômago".