A reeducação alimentar é um termo muito comentado como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, mas em que consiste este processo? A nutricionista Ana Flávia Oliveira, docente de Nutrição da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr), explica que a reeducação alimentar consiste na mudança de alguns hábitos do indivíduo respeitando sua cultura.
Enquanto nas dietas geralmente não acontece uma mudança interna, na reeducação alimentar as transformações ocorrem profundamente tornando-se parte do indivíduo. "A orientação alimentar sempre existiu, desde Hipócrates,pai da Medicina, que dizia ‘ Faça do seu alimento seu medicamento’ . Mas, como educação veio em 2001 com base nas novas propostas curriculares dos cursos de nutrição", diz a Ana Flávia.
Quando o assunto é alimentação se torna difícil dizer qual o alimento que possui maior ou menor importância para uma boa saúde, pois todos são essenciais ao nosso organismo. Segundo a nutricionista, o que realmente diferencia uma alimentação saudável é a quantidade em que ingerimos determinados alimentos. Uma alimentação saudável consiste de tudo um pouco, promovendo dessa maneira um bem-estar em qualquer estágio da vida.
A ciência da nutrição evoluiu muito nas ultimas décadas, porém é relativamente nova, e por esse motivo muitos estudos ainda não são conclusivos. Alguns alimentos acabam sendo envolvidos em determinadas " polêmicas" como é o caso do ovo que tem perdido o seu papel de vilão na lista de alimentos dos nutricionistas. "Ainda não conhecemos totalmente o potencial dos alimentos tanto para promover saúde como para desenvolver doenças, então, cada estudo gera um indicativo. Portanto, o contexto geral de uma alimentação é muito mais importante do que saber qual o alimento tem ou não a função de vilão", diz Ana Flávia.
A reeducação alimentar deve ser entendida como um processo de aprendizagem em busca sempre do equilíbrio. Determinação e superação traduzem a história de Silvia Bonini. Após desafiar a si mesma a perder peso, a antropóloga mostrou que é possível emagrecer sem recorrer a medicamentos e cirurgias.
Após receber a notícia de um médico que sua saúde estava em risco por conta do seu sobrepeso no período de quatro anos, colocou sua saúde em primeiro lugar optando pela reeducação alimentar e exercícios físicos sempre acompanhada e orientada por uma equipe multidisciplinar para sustentar e suportar tais mudanças. "Eu quis me conhecer, me sentir conviver comigo e o melhor foi descobrir uma Sílvia incrível, saborosa", conta.
Silvia Bonini pesava 167 quilos e hoje está com 65 quilos distribuídos em 1,82 de altura. Com a perda de 102 quilos, Silvia contou sua história em um livro intitulado "mulhersegura.com". "O segredo de uma superação contra a obesidade é primeiramente nos aceitar e fazer uma reeducação e uma análise para sermos melhores conosco e não apenas para os outros, ai sim eu acredito que o emagrecimento surtirá efeito positivo nessas pessoas".