Aumenta no inverno a incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias. Por isso, uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais aumenta a resistência imunológica, deixando-nos menos suscetível a essas ocorrências.
Para se atingir as necessidades de vitaminas e minerais, o ideal é a diversidade no oferecimento de frutas, legumes e verduras. Para isso, aproveitamos as frutas da época, que são boas fontes de vitamina C (morango, mexirica, laranja e maracujá). Veja alguns exemplos:
ACEROLA - Fruta rica em vitamina C, reforça o sistema imunológico. Por conter antioxidantes, ajuda a neutralizar os radicais livres, prejudiciais às células.
ALHO - Fonte de alicina e com vitaminas (A1, B2, B6, C), estimula a resposta imunológica, prevenindo gripes e resfriados comuns no inverno. Além disso é expectorante, sendo indicado seu consumo em casos de bronquite, tuberculose, pneumonia e asma.
GENGIBRE - Com sabor acre e quente, tem ação antisséptica, reduzindo a inflamação e a dor, além de aliviar a congestão nasal e cólicas menstruais.
GRANOLA - Alimento energético, rico em fibras e sais minerais. Auxilia no controle do colesterol e favorece o bom funcionamento do intestino. É uma opção energética saudável, já que no inverno o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido.
LEITE FERMENTADO - Por ser fonte de probióticos, recupera a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.
MEL - Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e substâncias (inibina) que agem como antibióticos naturais. Tem ação bactericida e anti-séptica. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados é coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Além de agir beneficamente sobre a flora intestinal devido à ação prebiótica.
Juliana Murcia Souza Ikoma - nutricionista