De acordo com um levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 40% da população brasileira está acima do peso ideal. Infelizmente não existe milagre e nem mágica para emagrecer e um dos fatores mais importante nesta tarefa está ligado à motivação, autoestima e, principalmente, à maneira como o indivíduo lida com a falta de controle das atitudes e que levam a hábitos alimentares errados. A pessoa que está disposta a emagrecer precisa ter muita disciplina e força de vontade.
Quando o verão está próximo, as academias e centros de estética recebem um número maior de pessoas em busca do emagrecimento e do corpo bonito, mas grande parte não tem nenhuma orientação especializada. O nutricionista Lucas Gössling, do Linnus Institute, Centro Avançado de Medicina Preventiva e Estética Médica, acredita que estas pessoas devem ser orientadas sobre um emagrecimento com responsabilidade e forma saudável. "Este é o melhor caminho para não agredir o organismo", afirma.
Lucas destaca que devido ao grande acesso a informações, muitas pessoas acreditam ter conhecimento suficiente para elaborar o próprio programa de exercícios e plano alimentar e acabam frustradas. "Sem empenho e dedicação, não haverá resultados. A orientação especializada é fundamental para traçar as estratégias e objetivos", assegura o profissional.
Além da reeducação alimentar e da dieta balanceada, a prática de atividades físicas e tratamentos específicos são recomendáveis. No entanto, as dietas milagrosas ainda integram a programação de quem deseja emagrecer rapidamente. Neste aspecto, Lucas alerta que esse tipo de comportamento leva a prejuízos para o corpo e para a saúde. De acordo com ele, o que não é raro acontecer é a pessoa se envolver em uma dieta bastante restritiva em busca de resultados rápidos e, após este período acaba engordando novamente. Lucas ensina que neste período de escassez alimentar, o organismo passa a otimizar o aproveitamento das calorias ingeridas. "Ao verem na balança o peso desejado, consideram a missão como cumprida e retomam os hábitos antigos voltando a engordar, quando deveriam readequar a dieta, levando em consideração o novo peso e a nova rotina de exercícios, para assim manter-se em boa forma", orienta.
Lucas afirma que motivação, entusiasmo, dieta correta, tratamentos e exercícios específicos são fundamentais para quem precisa emagrecer e devem ser renovados sempre que a pessoa sinta prazer em cuidar de si e, a partir daí, mudar seu estilo de vida. Segundo o nutricionista, melhorando a condição física do indivíduo, as necessidades alimentares e a estratégia de treinamento precisam ser alteradas para haver evolução. Ele lembra que há tratamentos e suplementos indicados para auxiliar desde os sedentários e iniciantes até atletas profissionais. "A avaliação clinica, bioquímica e nutricional são fundamentais para traçar estratégias e manter o indivíduo em constante superação", ressalta o profissional.
Serviço:
Linnus Institute - Centro Avançado de Medicina Preventiva e Estética Médica
Rua Ângelo Maestrelli, nº 20, Champagnat - Curitiba