Legumes, verduras, frutas, carnes... Muitas crianças fazem um verdadeiro drama na hora de comer esses e outros alimentos. Estranham o sabor ou a textura, fazem birra... Mas não é preciso brigar nem fazer chantagem para que o seu filho se alimente de forma nutritiva. "Disfarce os ingredientes e monte pratos criativos e divertidos, para que ele coma sem reclamar", aconselha Paula Weber, chef do espaço cultural gourmet A Nossa Cozinha. Siga as dicas da profissional e garanta uma dieta balanceada e divertida para o seu pequeno.
Saborosa e nutritiva
Quibes e bolinhos fritos ou assados: recheie com verduras, como couve e espinafre, legumes e ovos.
Escondidinho: é uma ótima alternativa para que a criança coma legumes. Quem não gosta de abóbora, por exemplo, pode consumi-la na forma de purê, sobre uma deliciosa camada de frango ou carne desfiada!
Bolos: "Acrescente suco de laranja à receita", sugere Paula. Ou, então, junte cubinhos de frutas, como maçã ou banana.
Purês: enriqueça o purê de mandioquinha ou batata – as crianças costumam adorar! – com outros ingredientes, como couve-flor, abóbora, cenoura, brócolis, espinafre, etc.
Tortas: o recheio pode conter diversos ingredientes que o pequeno costuma rejeitar, como carne, legumes e verduras picadinhas.
Macarrão: enriqueça-o com brócolis e carne moída. Ou junte ao molho de tomate alguns pedaços de cenoura (deixe-as cozinhar e, depois, bata tudo no liquidificador).
Saladas: prepare uma jardineira com legumes variados, bem picadinhos. Ou então faça uma salada de bolinhas, com tomate cereja, minimussarela de búfala, minicenouras e ovos de codorna cozidos!
Hambúrguer caseiro: acrescente à mistura legumes e verduras picadinhas.
Feijão: adicione pedacinhos de beterraba e deixe cozinhar.
smile="34"] Panqueca: junte beterraba ou espinafre à massa. A cor fica linda, e os ingredientes não alteram o sabor ao prato.
Arroz: adicione espinafre, brócolis, cenoura ralada e prepare um delicioso risoto.
Invista na decoração
"Sirva os alimentos de forma criativa e divertida, para despertar o interesse da criança", ensina Paula.
Decore a torta com a inicial do nome do seu filho.
Com o cortador de biscoitos, fatie legumes como abobrinha, batata e cenoura em formatos divertidos e prepare uma sopa. Outra opção é cozinhá-los e servir como salada!
"Faça ‘carinhas’ com a comida: por exemplo, transforme o espaguete em cabelo, faça os dois olhos com tomatinhos e a boca com um bolinho de carne moída", sugere a chef.
Petisco de frutas: pique maçã, morango, uva, banana, manga e deixe que a criança coma-as espetando com um palitinho. (Fonte: Portal Vital/Unilever)