As dietas para perda de peso em um curto espaço de tempo vêm fazendo parte da vida das pessoas, principalmente das mulheres, com mais frequência. Porém, uma alimentação saudável garante o prazer de comer e pode trazer muito mais que um corpo desejado. A dieta adequada, balanceada, rica em alimentos variados e nutritivos, pode proporcionar uma vida longa e com qualidade.
Já foi provado por muitos estudos que as famosas ''dietas milagrosas'' (dieta da lua, dieta dos pontos, da sopa etc) provocam um ''efeito sanfona'', roubando elasticidade da pele, tornando-a flácida e propensa a estrias.
Além disso, essas dietas, quando feitas por um longo tempo, podem causar deficiências de nutrientes, que são essenciais para o adequado funcionamento do corpo, como, por exemplo, o carboidrato que é encontrado nos pães, massas, batata e, também as proteínas, quem tem como principal fonte a carne.
Não se pode esquecer também dos lipídeos presentes no óleo, no azeite, na margarina, que, apesar de muitas vezes passarem como ''vilões'', também são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
O carboidrato tem como principal função fornecer energia para a realização das tarefas do dia a dia, como trabalhar, dirigir, estudar.
As proteínas, encontradas em grande parte nos músculos, são essenciais na construção e manutenção da estrutura corporal. Já os lipídios, ou gorduras, como são mais conhecidos, dentre suas múltiplas funções, fornecem energia para o organismo, poupando proteínas para a síntese de tecidos em vez destas serem utilizadas como fonte de energia e, também, auxiliam no transporte e absorção de vitaminas.
O carboidrato, a proteína e os lipídios são chamados de macronutrientes e são essenciais na nossa dieta diária.
Uma dieta adequada é aliada para uma vida saudável e para a preservarção do prazer da boa alimentação, para isso não é preciso privar-se de certos alimentos e sim consumir em quantidades, preparações e horários adequados.
Laís S. Baduy, nutricionista