Para cuidar da saúde e se prevenir de danos causados pela deficiência de cálcio na alimentação, o leite de búfala e seus derivados são uma ótima opção para quem quer ter acesso a um alimento rico nesse nutriente. Saudável e saboroso, principalmente na forma de mozzarella de búfala, o leite de búfala apresenta 59% mais cálcio do que o leite de vaca. Embora sua comercialização in natura não seja comum, seus derivados estão nos melhores mercados e supermercados do Brasil e podem ser facilmente encontrados.
Importante para a formação dos dentes nas crianças, o cálcio encontrado no leite de búfala e nos queijos produzidos a partir dele, também pode ser a solução para prevenir a osteoporose, pois é um dos principais elementos para a estrutura óssea. Para as mulheres, principais afetadas pela osteoporose no mundo todo, os produtos feitos com esse tipo de leite podem garantir uma dieta mais rica em cálcio, dificultando o enfraquecimento dos ossos devido a perdas naturais desse nutriente que ocorre nas mulheres a partir dos 40 anos.
O consumidor que quer aproveitar essa dica pode encontrar sua fonte de cálcio não só na mozzarella ou no leite de búfala, mas também em uma gama de alimentos que hoje são feitos exclusivamente com leite de bubalinos: ricota, coalho, burrata, manteiga ou frescal. São muitas opções.
A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo, a ABCB, orienta o consumidor que, ao procurar pelos produtos derivados de leite de búfala em supermercados e padarias, optem por embalagens que destaquem o Selo de Pureza 100% Búfalo, pois isso garante que o queijo é feito apenas de leite de búfalas - sem produtos químicos branqueadores ou misturas - mantendo as propriedades nutricionais do alimento.
Para conhecer os laticínios que possuem o Selo de Pureza, o consumidor pode entrar no site da associação (www.bufalo.com.br).