Um sorriso bonito está relacionado a questões muito mais relevantes que somente a estética agradável. A boca e os dentes, como um todo, são determinantes para garantir um corpo saudável.
Claro que o bom uso do trio escova, pasta de dentes e fio dental é indispensável. Mas existem outros aliados que podem ajudar na tarefa de conservar dentes saudáveis.
A alimentação adequada garante não só a saúde dos dentes, como também da gengiva. Saiba quais alimentos contêm os nutrientes que vão te ajudar a manter seu sorriso perfeito!
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
- Alimentos fibrosos
A mastigação de alimentos que têm alto teor de fibras promove a autolimpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana. Aposte na maçã, cenoura, kiwi, acelga, pera, entre outros.
- Cálcio
Esse nutriente serve não somente para os ossos, mas também é parte que compõe os dentes. Alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, além das folhas verdes escuras tem papel importante principalmente na formação dentária, garantindo dentes fortes e sadios.
- Água
Beber água é fundamental para eliminar detritos, açúcares e ácidos dos dentes. A resistência do esmalte dos dentes pode ser reforçada pelas água fluoretada, geralmente presente nas grandes cidades.
- Vitamina D
Além de sua importância na absorção do cálcio e do fósforo, ela também tem relação com a formação óssea. Sua presença no organismo ajuda a fixar o cálcio nas bases ósseas e nos dentes. Ovos, peixes, leite e seus derivados podem proporcionar a vitamina.
- Vitamina C
Os níveis de vitamina C devem estar sempre equilibrados. Sua falta causa sangramento das gengivas e perda de massa óssea, pondo em risco a fixação dos dentes. Mas quem exagera no consumo dessa vitamina ingerindo alimentos como laranja e abacaxi, também deve ficar atento. Seu excesso causa desmineralização dos dentes, o que os deixa mais porosos.
(Com informações de Blog da Seguros)