Mostrar, na prática, que é possível ter uma alimentação saudável sem precisar recorrer a alimentos ou equipamentos sofisticados. Este é o objetivo do projeto Colher, desenvolvido pela nutricionista Valéria Mortara, em Londrina (PR). Através de cursos, a profissional vai ensinar o preparo dos alimentos que devem fazer parte da alimentação diária, da forma mais saudável possível.
Os cursos serão ministrados numa cozinha comum, equipada exatamente como a cozinha da maioria dos brasileiros, com fogão convencional, um micro-ondas, liquidificador, batedeira e geladeira. Os utensílios também serão simples, panelas de alumínio, colher de pau, placas de corte normais.
Os temas serão variados, para atender diferentes necessidades: oficina de culinária para quem mora sozinho, para quem vai se casar e não sabe cozinhar, para aprender preparar papinhas para bebês, preparo de vegetais, de sopas e caldos, refeições rápidas, entre outros. A cozinha está equipada para atender até 6 alunos por oficina. O projeto prevê a realização de quatro oficinas por semana.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Para o mês de maio estão agendados os seguintes cursos: Caldo de Carne e Variações, Minestrone Básico, Sopa Creme, que aconteceram nesta terça-feira (15); Papinha para Bebê, no dia 22; e Como Aumentar o Consumo de Legumes, no dia 29. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Clínica Ippeas pelo telefone (43) 3344-3778. Os valores variam de R$ 70 a R$ 75.
A profissional
Valéria Arruda Mortara é nutricionista graduada no Cesulon (UNIFIL), com formação técnica na área de gastronomia pelo SENAC de São Paulo (SP), atua no mercado londrinense há mais de 10 anos. É consultora no Colégio Maxi, trabalhou por 6 anos na Unimed Londrina, ministrou oficinas culinárias na Unimed, Espaço Gourmet da Plaenge, SuperMuffato e Embrapa Soja. Também é responsável pela criação dos pratos da franquia Papinha da Vovó.