O Dia das Crianças é sinônimo de festa com muitos doces, balas, salgadinhos, refrigerantes e também deve ser de muitas brincadeiras. De acordo com a endocrinologista pediátrica do Hospital Nossa Senhora das Graças, Myrna Perez Campagnoli, os pais devem ficar atentos à quantidade de guloseimas que os filhos ingerem.
"A obesidade infantil aumenta em níveis alarmantes. Hoje, em virtude dos maus hábitos alimentares e do sedentarismo, a tendência é termos mais crianças obesas, abrindo as portas para as doenças, entre elas: diabetes, alteração do colesterol e hipertensão arterial", ressalta.
Para o endocrinologista Mauro Scharf, do Hospital Nossa Senhora das Graças, as brincadeiras podem ser grandes aliadas para evitar o ganho de peso, principalmente, se realizadas pelo menos 90 minutos por dia. "Toda brincadeira aeróbica, que a criança goste e tenha prazer em fazê-la, ajuda a evitar o maior vilão da obesidade infantil: o sedentarismo", alerta.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Embora as brincadeiras estejam esquecidas devido ao aumento das tecnologias (os jogos na internet, o videogame e a TV) os pais podem incentivar os filhos a brincar ou a praticar esportes. "Sempre que possível, devem brincar ou exercitar-se junto com a criança, pois, além de estreitar os laços familiares, faz bem para a saúde de todos", explica a Dra Myrna.
De acordo com a pediatra Myrna brincar é uma atividade física que pode auxiliar na perda de peso, no controle da ansiedade e melhorar a auto-estima. "Toda atividade que leva a criança a se movimentar e a se relacionar com outras crianças é de grande valia para a saúde física e emocional", enfatiza.
A hora da alimentação
Os médicos ensinam que a adequação de hábitos alimentares da família evita que as crianças fiquem acima do peso e dão algumas dicas:
- Inicie as refeições principais sempre pelas saladas, legumes e verduras, antes dos itens principais;
- Não repita o prato principal;
- Evite doces, sobremesas e açúcar branco. Substitua o açúcar pelo adoçante;
- Evite frituras e alimentos gordurosos, principalmente, os à milanesa;
- Não coma em frente à TV;
- Não "belisque" entre as refeições;
- Faça seis refeições;
- Evite líquidos durante as refeições, principalmente, entre almoço e jantar;
- Refrigerante somente zero açúcar;
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
- Uma vez por semana a dieta pode ser relaxada, mas sem excessos;
- Pratique um esporte ou atividade física diariamente, no mínimo uma hora e meia por dia. No restante do tempo livre, não fique parado, pois atividade física é fundamental.