Recentemente o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revelou alguns dados preocupantes. Segundo o levantamento, quase metade da população brasileira está acima do peso, sendo que mais de 15% enfrenta problemas de saúde causados pela obesidade como colesterol alto e diabetes, além de ter maior chance de sofrer com doenças cardiovasculares.
Para o nutrólogo e fisiologista do envelhecimento, Mohamad Barakat, estes números são alarmantes. "Se o País continuar nesse ritmo, em dez anos terá 30% de obesos. A mesma proporção encontrada hoje nos Estados Unidos, onde a doença já é um problema de saúde pública", ressalta.
Diante deste quadro, Barakat afirma que existem duas escolhas: envelhecer com saúde, energia e disposição ou apenas aproveitar o hoje sem planejar o amanhã. "Optando pela segunda alternativa, o resultado pode ser uma velhice dependente de medicamentos e outros recursos para sobreviver. Agora, para quem busca longevidade com qualidade de vida, o primeiro passo é mudar velhos hábitos. Vale lembrar que o corpo interpreta e reflete a sua atitude", completa o especialista.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Alimentação ao longo dos séculos
O nutrólogo explica que humanos são os únicos seres no planeta capazes de acumular gordura sem fim, e isso desde a pré-história. Entretanto, o que o difere o homem atual do homem das cavernas é que hoje não há mais a necessidade de estocar gordura para sobreviver, como antes, quando o homem tinha na caça sua única fonte de alimentação.
Já no século XXI descobriu-se que para viver mais é preciso ter uma alimentação diversificada e praticar exercícios. "Nosso corpo é uma máquina incrível e fornecendo os nutrientes certos, podemos extrair o melhor dele a cada dia. Claro que alimentação é apenas um dos pilares para uma vida saudável. Não podemos esquecer da atividade física", lembra.
"Mudar hábitos tão presentes em nossa rotina não é fácil, mas é possível e vale a pena. Quando o objetivo é conquistar a longevidade com saúde, as palavras de ordem são dedicação e disciplina", finaliza Barakat.