A ansiedade, quando não exagerada, é normal. Mas infelizmente, com a correria dos dias de hoje, a grande maioria da população acaba sofrendo desse mal.
Algumas terapias complementares têm tentado auxiliar no controle dessa sensação, que quando em excesso, provoca estresse profundo, o que faz muito mal ao organismo.
Uma delas, que trabalha com o reequilíbrio bioenergético, aliado a uma reorientação alimentar, melhora a qualidade de vida e ajuda muito no controle da ansiedade, a Bioenergopatia.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Os vilões da ansiedade, que devem ser evitados a todo custo, são os preferidos dos ansiosos: chocolate, café e açúcar. Muitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, mas na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo. O efeito é comprável a uma droga, depois que passa a sensação de "relaxamento" a ansiedade volta e com mais intensidade.
Segundo Geraldo Medeiros Jr, biólogo e terapeuta bioenergopata, alguns alimentos têm substâncias com o poder de ajudar no controle dessa sensação ruim que é a ansiedade.
"Uma dica é preferir alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, principalmente no café da manhã", afirma.
São eles: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas pedidas.
"A partir do momento que a ansiedade não consegue mais ser mantida em níveis normais, notamos sua interferência direta na saúde e na capacidade de realização, podendo afetar também a respiração, e até a vitalidade do indivíduo", explica Geraldo Medeiros Jr.
Outras dicas para se livrar da ansiedade
Procure facilitar todas as condições para ter uma excelente noite de sono;
Alimente-se corretamente no café da manhã com fontes de triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar;
Faça um alongamento durante o banho matinal, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, conseqüente, a oxigenação do sangue;
Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar;
Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reação perante os fatos.
Fonte: www.institutomedeiros.com.br/ Site Médico