Normalmente visto como o vilão das dietas, o pão pode ser elevado a mocinho se depender de uma campanha promovida pela Federação das Padarias dos Estados Unidos, que ressalta os benefícios do pão na vida cotidiana. De acordo com a entidade, apesar das calorias, esse alimento também é uma ótima fonte de nutrientes.
"Apesar do pão ter um elevado teor nutricional, é muitas vezes a primeira coisa que eu vejo excluída das dietas das pessoas quando eles querem perder peso. Embora a maioria das pessoas pense que pão é igual a carboidratos, ele, na verdade, também nos dá proteína, juntamente com uma grande variedade de minerais. O alimento ainda possui cálcio e ferro, além de uma grande variedade de vitaminas e fibras", defende a nutricionista Amanda Ursell.
Segundo a especialista, há muitos mitos ao redor o consumo de carboidratos e do pão. E embora nos últimos anos o consumo desse alimento venha caindo, os índices de obesidade só aumentam.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Apesar dos benefícios, o pão é realmente calórico. Por isso deve ser consumido com moderação, mas não cortado da dieta. De acordo com a especialista, a variedade integral é a melhor opção para quem quer controlar o peso, já que é mais fácil de digerir, tem mais fibras e possui carboidratos mais complexos, além de prolongar a sensação de saciedade. (Fonte: Female First / Terra)