Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Previna-se

Conheça as seis alergias alimentares mais comuns

Redação Bonde
30 jan 2012 às 10:30

Compartilhar notícia

Entre os alimentos mais rejeitados pelo o organismo, o leite está entre os mais comuns - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nosso corpo é dotado de um verdadeiro exército de células, tecidos, órgãos e substâncias que agem combatendo bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que podem atacar o organismo a qualquer momento, é o chamado sistema imunológico. Mas acontece que, em algumas pessoas, esse "protetor" assume papel de vilão ao encarar alguns alimentos como ameaças.

Para o sistema imunológico, todo invasor precisa ser combatido e quando são notados, os mecanismos de defesa do corpo são ativados e ele passa a produzir anticorpos. É assim que surgem as alergias alimentares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


São vários os alimentos causadores de alergia e as reações após seu consumo podem variar de simples alterações na pele até falta de ar. Conheça agora as 6 alergias alimentares mais comuns e seus sintomas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino


1 – Leite

Publicidade


A alergia ao leite pode ser causada pelo consumo do leite de vaca, cabra ou búfala. Ocorre principalmente em crianças, mas também pode persistir na fase adulta.


Depois de consumir o leite, a resposta imunológica à proteína reage como se fosse um agente estranho no organismo, causando reações alérgicas como a diarréia, problemas respiratórios, urticária (vermelhidão e coceira intensa no rosto) e febre alta.

Publicidade


Adultos e crianças que apresentam esses sintomas ao consumir leite devem procurar um especialista para examinar o caso e conferir se a alergia está relacionada somente a um tipo de leite ou a outros também. Em casos extremos em que o corpo possui reação a todos os tipos de leites, é necessário excluir totalmente a proteína da dieta e substituir por leite de soja.


2 – Ovo

Publicidade


A causadora dessa alergia é a albumina, substância encontrada na proteína da clara do ovo. A alergia ao ovo é comum em crianças até os cinco anos de idade, mas também ocorrem casos entre adultos. Poucos tempo após a ingestão do ovo, surgem sintomas como náuseas, problemas respiratórios, alterações na pele, dor de cabeça, dor de estômago e urticária (vermelhidão e coceira intensa no rosto). Pessoas que apresentam esse quadro devem evitar o consumo do alimento e substituir por proteínas como a carne, peixe ou cereais.


3 – Amendoim

Publicidade


A alergia ao amendoim é bastante comum. Ao consumir o alimento tanto da forma natural como em produtos derivados, o amendoim pode causar reações que vão de graves a fatais.


Na maioria das vezes, a reação alérgica surge em forma de alterações na pele, inchaço. Em casos mais severos, há risco de choque anafilático, uma reação alérgica aguda que leva o indivíduo a ter falta de ar e pode matar.

Publicidade


4 – Soja


Apesar de ser um substituto do leite de vaca para quem tem alergia, a soja também pode ser um alimento causadora de reações desagradáveis. A alergia à soja se manifesta em sintomas como pontadas na cabeça, coceira ou alterações na pele, inchaço na região dos lábios, olhos ou outras partes do corpo, nariz escorrendo, dor abdominal, vômitos, diarréias e, em casos mais extremos, tonturas, falta de ar, trancamento das vias respiratórias e queda de pressão.

Publicidade


5 – Frutos do mar


O consumo de crustáceos como camarão, lagosta siri, caranguejo, ostras, moluscos, mexilhões e os peixes de diversos tipos pode causar sérios problemas para algumas pessoas.


A alergia a frutos do mar se manifesta após um período de até duas horas após o consumo, mas também pode dar sinais em questão de minutos. As reações mais comuns são coceiras pelo corpo, inchaço nos lábios, boca, faringe. Em casos extremos, há risco de trancamento das vias respiratórias.


6 – Trigo


Acredite se quiser, mas também existem pessoas que possuem alergia à proteína do trigo. As reações surgem ao consumir quaisquer tipos de pães, biscoitos, massas, produtos ou refeições que contenham o trigo em sua composição. Geralmente, quem é alérgico ao trigo, apresenta chances de desenvolver também alergia à cevada e centeio.

A alergia ao trigo causa sintomas como dor de estômago, inchaço, rinite alérgica e asma. Fazer substituições do trigo nas receitas por polvilho doce, fécula de batata, farinha de milho, farinha e arroz amido de milho é a melhor forma de evitar problemas. Esses ingredientes miturados com claras de ovo em neve dão o mesmo efeito do trigo nas refeições, mas sem causar crises alérgicas. (Fonte: Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo