Todo mundo sabe que o sangue é o 'veículo' para diversas substâncias e vitaminas essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Mas pouca gente sabe quais os nutrientes que realmente são necessários para uma pessoa tenha um verdadeiro 'sangue bom'. O hematologista e hemoterapeuta, André Albiero, diretor da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), explica que a formação do sangue humano depende de três substratos obtidos pela alimentação, o ferro, o ácido fólico e a vitamina B12.
Ainda de acordo com o médico, as anemias carenciais, causadas pela deficiência de um ou mais nutrientes essenciais para a produção de glóbulos vermelhos, podem ser evitadas com a alimentação saudável. Porém, algumas pessoas são portadoras de uma deficiência congênita da enzima, denominada G6PD. "Esse grupo de pessoas não podem comer fava (tipo de vagem), pois correm o risco de ter uma hemólise, uma rotura espontânea das hemácias", conta Albiero.
O diretor da Colsan listou os 70 alimentos que oferecem benefícios para a o sangue e que devem estar no prato de adultos e crianças. Confira:
Mais ricos em ferro: quinua, aveia, trigo, cevada, pães com farinha 100% integral, feijões, lentilha, castanha-de-caju, avelã, amêndoa, pistache, tahine, semente de abóbora, gergelim, girassol, linhaça, agrião, rúcula, mostarda, damasco, pêssego, uva passa com semente, figo, sálvia, hortelã, salsa, tomilho, cominho, coentro, curry, melado de cana, açúcar mascavo, fígado, espinafre, amendoim, chicória, melão, nozes, castanha, ervilha, cogumelos, tomate e brócolis.
Fontes naturais de ácido fólico: espinafre, aspargo, alfaces, nabo, feijões, ervilhas,chicória, sementes de girassol, abacate, amendoim, sumo de laranja, suco de abacaxi, cantalupo, melão, banana, framboesa, papaia, toranja, morango, beterraba, brócolis, nozes, milho, suco de tomate, suco vegetal, couve-de-bruxelas e gérmen de trigo. Entre os produtos de origem animal, fígado e os produtos do fígado, os ovos inteiros, e o "fermento do padeiro" são ricos nos folatos.
Com vitamina B12: carne, fígado, leite, queijo e ovos, mariscos, fígado de frango, coração de frango cozido e salmão cozido.
*Os alimentos repetidos foram eliminados da soma.