Da próxima vez que for ao nutricionista e ele te sugerir cereais integrais, não torça o nariz. Pelo menos é o que apontou um novo estudo publicado na revista científica Circulation da Associação Americana do coração. A pesquisa revelou que comer cereais integrais, pelo menos 3 vezes ao dia, pode reduzir o risco de morte.
A primeira medida estudada foi de 16 gramas de cereais integrais por refeição. Consumir essa quantidade reduz 7% o risco de morte geral, 9% relacionadas a doenças do coração e 5% ao câncer.
"Esses resultados corroboram as atuais diretrizes dietéticas do governo dos EUA para os americanos, que sugerem maior consumo de grãos integrais para facilitar a prevenção de doenças", disse o autor da pesquisa, Qi Sun, que é professor da Universidade de Harvard.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Em outra fase do estudo, os pesquisadores analisaram o consumo de 48 gramas de integrais. Dessa forma, as pessoas reduzem em 20% as chances de morrer, e 25% se associadas a doenças do coração e 14% de câncer.
Trigo, aveia e arroz integral contêm fibras que ajudam na melhora dos níveis de colesterol no sangue, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, obesidade e diabetes tipo 2.
Além disso, pesquisas já comprovaram que alimentos com fibras causam maior satisfação e, por isso, as pessoas consumem menos calorias. O pesquisador criticou as dietas que indicam o consumo baixo de carboidratos, uma vez que ignoram os benefícios que os grãos integrais podem trazer à saúde.
(com informações do site Zero Hora)