Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça ajustes

Cinco passos para cozinhar sem glúten e não errar

Redação Bonde
06 mai 2013 às 08:02

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para alguns, é uma dieta nova. Para outros, uma necessidade médica. O fato é que livrar-se do glúten está se tornando uma atitude bem popular entre pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, independente de serem ou não portadoras de doença celíaca.

O glúten, uma proteína encontrada no trigo e em outros grãos, é responsável por fazer a massa crescer e dar aos assados sua estrutura leve e arejada. Por isso, substituí-lo em suas receitas pode exigir alguns ajustes. Confira algumas maneiras de preparar pratos deliciosos e livres dessa substância:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Compre uma balança

Leia mais:

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino


Não só o peso da farinha sem glúten é diferente da farinha de trigo, mas também o peso de outros alimentos sem essa proteína. Evite acidentes na cozinha medindo a farinha sem glúten pelo peso ao invés de xícaras, aconselha Janice Mansfield, uma personal chef que se especializa em planos de refeições para pessoas com restrições de dieta. Use o peso também quando estiver combinando diferentes tipos de farinha sem glúten para aumentar propriedades específicas das receitas ou se precisar de uma pitada quando acabar o tipo correto da farinha.

Publicidade


Fazendo a massa crescer


Para sobremesas que devem crescer, como bolos, pães e sonhos, ajude-os a alcançar seu potencial acrescentando goma de xantana. Use 1/4 de colher de chá de goma para cada xícara de farinha, sugere Megan Aaseby, autora do blog sobre alimentos sem glúten glutenright.com. Adicione a goma por último e não mexa mais do que cinco ou seis vezes para evitar que sua receita fique dura ou emborrachada.

Publicidade


Bata


Farinhas sem glúten são mais pesadas e não tão elásticas quanto a farinha normal, mas bater seus ingredientes por mais tempo ajuda a criar mais bolhas de ar na massa. Isso deixa os bolos, sonhos e pães mais macios ao invés de densos, de acordo com a blogueira e autora de livros de receitas, Jeanne Sauvage. Certifique-se de bater bem depois de acrescentar cada ingrediente para garantir que tudo esteja incorporado e arejado.

Publicidade


Verifique a temperatura


Quando estiver fazendo bolos, certifique-se de que todos os ingredientes estão na temperatura ambiente antes de começar, recomenda Karina Allrich, autora do site glutenfreegoddess. Você pode colocar ovos em uma tigela de água morna para aumentar um pouco a temperatura. E se estiver usando frutas congeladas, descongele-as à temperatura ambiente e depois seque-as bem. Massa de cookies tende a reagir da mesma forma, mas como pode se espalhar mais rápido na hora de assar, ela recomenda refrigerar a massa antes e assá-la em papel de pergaminho.


Teste substituições

Karina sugere cozinhar com açúcar mascavo orgânico ao invés de xarope de agave ou adoçantes naturais. Lembre-se de que o açúcar mascavo acrescenta um pouco de umidade extra à receitas sem glúten. Se você quer evitar o açúcar completamente, tente utilizar 3/4 de xícara de mel ao invés de uma xícara de açúcar mascavo ou granulado. Experimente um pouco para ver que itens da despensa são bons substitutos para esses produtos industrializados com glúten. (Fonte: eHow Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo