Nutrição

"Chocotones" têm pouco chocolate e muitas calorias

04 dez 2009 às 09:27

Quem aprecia panetone, deve moderar o consumo. Testes com 16 panetones com gotas de chocolate, realizado pela Pro Teste - Associação de Consumidores, constatou que têm calorias demais e não são nutricionalmente bons. Também não contêm tanto chocolate quanto mostram as fotos nas embalagens, além de ter falhas de rotulagem e de higiene. No teste, foi encontrado até panetone mofado, da marca Bom Preço. A avaliação envolveu análises físico-químicas, de rotulagem e sensorial.

Uma fatia de 80g da maioria das marcas avaliadas supera um lanche da tarde inteira para um adulto. Só cinco marcas (Casa Suíça, Di Lucca, Laura, Santa Edwiges e Bom Preço) ficaram no limite (300 quilocalorias) do que um adulto deveria consumir em um lanche, na dieta diária.


Um lanche corresponde a 15% do total de nutrientes do dia, baseado em uma dieta de 2 mil quilocalorias. Os produtos das marcas Pullman, Casa Suíça e Bauducco têm quase três vezes mais do que o recomendado. A situação é pior ainda para crianças. Por isso, o consumo deve ser limitado, de preferência, ao Natal.


Na análise de rotulagem, a Pro Teste verificou que apenas uma marca - a Bauducco - apresentou as informações sem erro e com uma veracidade ao menos razoável. Mas em letras pequenas, o que dificulta a leitura.


Além do excesso de calorias, os panetones com gotas de chocolate não têm qualidade nutricional. Os principais problemas encontrados foram:


Açúcar - alguns produtos têm quase três vezes mais do que o recomendado para um lanche. Das 16 marcas testadas, apenas Village, Qualitá, Tommy, Santa Edwiges e Di Lucca tiveram uma avaliação "aceitável". E, ainda assim, estas duas contêm adoçantes, que devem ser evitados por crianças e gestantes.


Gordura - nenhum produto passou da classificação "regular". Há alguns, inclusive, com gordura trans.


Fibras alimentares - nenhum produto foi bem avaliado neste quesito.


Somente Carrefour, Di Lucca e Qualitá foram bem avaliados quanto à quantidade de sódio. E, em relação ao colesterol, todos os produtos ganharam o conceito "aceitável", exceto pelos Village e Casa Suíça (regulares).


Havia adoçantes em duas marcas: Santa Edwiges e Di Lucca, apesar de não ser designados como light ou diet. Os fabricantes deveriam informar com destaque a presença dessa substância nos rótulos. É o direito à informação clara e precisa garantida pelo Código de Defesa do Consumidor.


O consumo de adoçantes por grávidas e crianças deve ser limitado e com orientação médica. As crianças facilmente ultrapassam o limite diário de consumo da substância e não se sabe, ainda, se é inócua para gestantes.


Confira o que a Pro Teste constatou:


Falta de informação na embalagem


Modo de conservação - Panco e Bom Preço


Validade após abertura - Di Lucca, Panco, Plus Vita, Pullman, Santa Edwiges e Bom Preço


Erro na indicação de valores


Teor de proteínas - Todas


Valor energético
Todas, exceto Tommy e Casa Suíça


Carboidratos - Todas, exceto Tommy e Di Lucca.


Letras pequenas demais na embalagem - Bauducco


Panetones analisados


Bauducco
Chocottone - Panettone com gotas de chocolate ao leite
500g


Carrefour
Panetone com gotas de chocolate ao leite
500g


Casa Suíça
Panettone com gotas de chocolate ao leite
500g


Di Lucca
Panettone com gotas sabor chocolate
400g


Laura
Laurattone - Panettone com gotas sabor chocolate
400g


Nestlé
Classic - Panettone com gotas de chocolate
500g


Panco
Panettone com gotas de chocolate
500g


Plus Vita
Panettone com gotas de chocolate
500g


Pullman
Panettone com gotas de chocolate
500g


Qualitá
Panettone com gotas de chocolate ao leite
500g


Santa Edwiges
Panettone com gotas de chocolate
500g


Tommy
Panettone com gotas sabor chocolate
400g


Triunfo
Panettone com gotas de chocolate
500g


Village
Panettone com gotas de chocolate ao leite
500g


Visconti
Panettone com gotas sabor chocolate
500g

Bom Preço
Panettone com gotas de chocolate
400g


Continue lendo