Nutrição

Chocolate não é recomendado para crianças menores de 2 anos

16 abr 2014 às 15:47

Com a chegada da Páscoa, as crianças se entusiasmam com as prateleiras abarrotadas de chocolates. Mas a nuricionista Elaine Fontes, faz um alerta aos adultos. "Apesar de ser um alimento energético e nutritivo, o chocolate é altamente calórico. Seu consumo diário e em grandes quantidades pode levar a um quadro de intoxicação alimentar, causando fortes dores abdominais, náuseas e vômitos, além de desencadear o sobrepeso, obesidade, aumento de riscos de hipertensão e glicemia", diz.

Segundo Elaine, a guloseima não é indicada para crianças menores de dois anos. Para as maiores, o chocolate ideal é o produzido com 70 à 80% de cacau. No entanto, também deve ser consumido com moderação.


Antes de presentear os pequenos com ovos de chocolates, é importante que os pais verifiquem a data de validade e observem o seu aspecto. Se estiverem com coloração acinzentada ou com pontos brancos na superfície não devem ser consumidos. "Dependendo de como estiver a imunidade da criança, o consumo pode ser prejudicial à saúde. O ideal é que eles sejam consumidos três meses após a fabricação", complementa a nutricionista.

Apesar de tudo, o chocolate também é um grande aliado para a saúde bucal das crianças. A guloseima protege o esmalte dentário por ser rico em proteínas, cálcio, fosfatos e outros minerais, explica a dentista Débora Ayala. "Por este motivo é fundamental escovar os dentes até 15 minutos depois de ingeri-lo, principalmente para quem usa aparelhos ortodônticos. O chocolate se torna mais pastoso e fácil de grudar em sua estrutura".


Continue lendo