Com a correria do dia a dia, manter uma boa alimentação é essencial para a saúde. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Ipsos com 1.200 brasileiros de todas as regiões do país, divulgado em janeiro de 2008, os resultados apontaram que 49% dos brasileiros não sabem o que deveriam comer para se manter saudável, e 75% gostariam que a indústria ajudasse em suas escolhas no momento da compra.
Já a pesquisa do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e FIESP, realizada recentemente pelo Ibope com base em diversos fatores, como crescimento da população no Brasil e no mundo, aumento de poder de compra, participação das mulheres no mercado de trabalho e maior acesso à informação, resultaram em cinco grupos de tendências: Sensorialidade e Prazer; Saudabilidade e Bem-Estar; Conveniência e Praticidade; Confiabilidade e Qualidade; Sustentabilidade e Ética.
Cada grupo determina o que as pessoas buscam ao comprar os alimentos, por exemplo, embalagens recicláveis, selos de qualidade, energéticos, alimentos premium, pratos prontos, entre outros. De acordo com as pesquisas apresentadas, podemos concluir que a decisão que leva poucos segundos é capaz de ajudar na prevenção de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e as cardiovasculares.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
A indústria brasileira já conta hoje com um selo para facilitar a escolha por produtos mais saudáveis. O selo Minha Escolha, por exemplo, tem por objetivo identificar os produtos que estejam de acordo com os critérios considerados adequados em relação à quantidade de sal, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans. Ao identificar o selo nas embalagens, o consumidor estará ciente dos atributos dos alimentos e poderá adquiri-los com total segurança.
"O que comemos é determinante para nossa saúde. Hoje, as pessoas estão mais conscientes disso, porém, ainda sentem dificuldades para decifrar o rótulo dos alimentos, ele é a melhor tradução do produto e funciona como um RG, que identifica toda a sua composição. Por isso, com o selo Minha Escolha é mais fácil comparar os alimentos e escolher produtos mais adequados à necessidade de sua dieta", afirma Carolina Godoy, coordenadora de Nutrição do Instituto Minha Escolha.
O que é o Programa Minha Escolha?
O Programa Minha Escolha é uma iniciativa global de representantes da indústria de alimentos e da ciência, criado para ajudar os consumidores a identificar, de forma simples e rápida, opções saudáveis no momento da compra e estimular as indústrias alimentícias a aprimorar a composição de seus produtos. O Programa desenvolveu uma ferramenta de comunicação clara e objetiva: o selo Minha Escolha.
O logo selo está presente na frente das embalagens dos produtos que possuem níveis controlados de quatro nutrientes-chaves - açúcar, sódio, gorduras saturadas e gorduras trans. Atualmente o Programa está presente em 50 países, em embalagens de mais de 4.000 produtos, de 130 empresas. No Brasil, mais de 200 produtos já levam o selo.