A Pro Teste - Associação de Consumidores avaliou 15 marcas de biscoitos cream cracker e água e sal disponíveis no mercado brasileiro. Embora a maioria tenha se saído bem no teste, a conclusão é que estes produtos estão muito longe da sua fama de alimentos saudáveis e devem ser consumidos com moderação.
Há algumas marcas que devem ser evitadas, devido à presença de gordura trans. E foram detectados casos em que a quantidade de sal no produto ultrapassa o limite aconselhado para manter a saúde.
O teste verificou que não há quase nenhuma diferença na composição e na quantidade de calorias dos biscoitos água e sal e cream cracker. Além disso, a crença popular de que o primeiro tipo é mais saudável não procede. Um exemplo disso é o fato de que há mais produtos água e sal com gordura trans do que cream cracker.
No aspecto nutricional, os biscoitos Mabel (nas duas versões) apresentaram o pior problema do teste: contém quantidade significativa de gordura trans. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda o consumo de gordura trans, mas, como nem sempre é possível ter uma dieta livre dessa gordura, considera 2 g o limite máximo de ingestão diária para uma dieta saudável.
Uma porção de 30 g (equivalente a seis biscoitos) destes produtos apresenta mais de 1 g de gordura trans, ou seja, mais da metade do que a OMS considera admissível para um dia inteiro.
A presença de muito sal foi outro problema detectado em três produtos: no água e sal da marca Adria e nas duas versões do Tostines. Uma porção de cada um deles ultrapassa 10% do consumo diário de sal recomendado para um adulto.
Quanto a veracidade das informações do rótulo, a Pro Teste encontrou alguns problemas. Adria, Fortaleza e Mabel ou têm letras muito pequenas em seus rótulos ou não mostram contraste com o fundo, o que dificulta ainda mais a leitura. Há produtos que falham nos dados sobre a presença de fibras, gorduras saturadas e trans.
Biscoitos x pão
Esses biscoitos também não são mais saudáveis que o pão. Além de proporcionar uma sensação de saciedade maior, o pãozinho tem menos gorduras e mais benefícios. Enquanto a economia de calorias com essa troca não ultrapassa 15%, a quantidade de gordura ingerida no biscoito é 150% maior e a de fibras é pelo menos 45% inferior.
Fragmentos de insetos
Não foram encontrados micro-organismos nos biscoitos avaliados. No entanto, alguns produtos apresentam outro problema de higiene: alta quantidade de fragmentos de insetos. Foram eles: Água e Sal das marcas Richester Superiore, Triunfo, Duchen e o Cream Cracker Aymoré.
É possível que os fragmentos em questão sejam provenientes da farinha utilizada na fabricação, mas cabe à empresa escolher um fornecedor que ofereça uma matéria-prima de qualidade. Os resultados mostram que isso é possível, já que alguns biscoitos apresentaram apenas um ou dois fragmentos de insetos, caso dos cream crackers Bauducco, Richester, Tostines e Visconti.
Os resultados completos da avaliação estão disponíveis no site da Associação ( www.proteste.org.br) e na revista Pro Teste de Julho, distribuida exclusivamente aos associados.
Foram avaliados os biscoitos água e sal das seguintes marcas: Bauducco Levíssimo, Marilan, Vitarella,Visconti, Parati, Piraquê, Tostines, Fortaleza, Richester Superiore, Triunfo, Águia, Aymoré, Duchen, Mabel e Adria.
As análises de cream cracker envolveram as marcas: Bauducco Levíssimo, Richester Superiore, Triunfo, Duchen, Vitarella, Visconti, Marilan, Tostines, Adria Crackers, Parati, Piraquê, Fortaleza, Águia, Aymoré e Mabel.