Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique de olho

Bebidas refrescantes podem ter muitas calorias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 nov 2013 às 15:02

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O verão já está chegando e com ele os termômetros começam a registrar temperaturas cada vez mais elevadas. De maneira natural ou instintiva, os dias de intenso calor acabam alterando os hábitos de muitas pessoas, que, em dias assim, têm mais disposição para estar ao ar livre, praticar atividade física e vontade de ter um estilo de vida mais saudável. A mudança na alimentação não é diferente e o desejo em seguir uma alimentação mais leve e balanceada vem à tona.

Pensando nestas mudanças e hábitos, a nutricionista Andrea Zaccaro, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, destacou alguns dos alimentos e bebidas mais procurados no verão. As propriedades nutricionais que merecem destaque estão a seguir:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Frutas e sucos

Leia mais:

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino


Fontes de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, as frutas e os sucos naturais representam uma ótima aliada à alimentação não só em dias quentes, pois além de possuírem baixo teor de gorduras, o que facilita sua digestão, seu alto teor de água contribui para manter o corpo sempre hidratado. Para que a ingestão de vitaminas e minerais ingeridos seja otimizada, o ideal é que o consumo de frutas seja o mais variado possível. Apesar de ser uma opção bastante saudável, é importante equilibrar o seu consumo. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de ingestão é de três porções de frutas ao dia.

Publicidade


Açaí


Queridinho dos praticantes de atividade física, esta fruta de origem da Região Norte do Brasil teve seu consumo difundido na última década sob a forma de líquido; tigela de açaí;, acrescido de xarope de guaraná, frutas, granola entre outros. Atenção que estas combinações podem tornar o alimento bastante calórico. Sua polpa tem sido objeto de alguns estudos em função de seu valor nutricional, que apresenta como destaque o seu rico conteúdo de antocianinas, pigmentos que contribuem com o potencial antioxidante do fruto e conhecidos por diversas propriedades, incluindo anti-inflamatória, prevenindo a oxidação de LDL colesterol, doenças cardiovasculares e neurológicas. Além disto, pesquisas evidenciam seu potencial benéfico na manutenção de níveis de glicose no sangue, o que poderia beneficiar indivíduos diabéticos.

Publicidade


Água de coco


De baixo valor calórico, a bebida pode ser uma grande aliada à hidratação não só em cidades litorâneas, mas também em grandes centros urbanos, devido à facilidade cada vez maior em ser encontrada no mercado na forma industrializada. Sua composição é basicamente água (93%) e açúcares (5%), além de conter minerais e vitaminas, como sódio, potássio e vitaminas C e do complexo B em quantidades mais significativas, tornado a água de coco um importante repositor hidroeletrolítico. Deve-se considerar que sua composição pode sofrer variações, dependendo de seu grau de maturação e região onde o coco é cultivado.


Cerveja

Presente no dia a dia dos brasileiros em qualquer época do ano, não poderia ser diferente durante os meses mais quentes. Além de refrescante, se consumida com moderação, a cerveja também possui propriedades nutricionais bastante interessantes e que tem se destacado no meio científico nos últimos anos. Pesquisas sobre o seu consumo moderado e implicações na saúde têm trazido importantes resultados, como por exemplo, a proteção contra doenças cardíacas, devido ao seu potencial antioxidante – proveniente de seus ingredientes, como lúpulo e cevada e seu baixo teor alcoólico, que varia entre 3 e 8% em média. E se no verão as pessoas estão mais preocupadas com o corpo, estudos já comprovaram não haver nenhuma relação direta entre o consumo moderado de cerveja e o aumento de obesidade abdominal e percentual de gordura corporal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo