A partir dos 30 anos, com a diminuição gradativa do ritmo do corpo, um dos resultados é a facilidade em ganhar peso. "Neste período, o organismo reduz em cerca de 5% o gasto calórico, devido à perda de massa muscular e, em conseqüência, ao processo de envelhecimento", explica o médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, Luiz Roberto Queroz. Ainda de acordo com o especialista, a diminuição das atividades físicas, as alterações hormonais, as mudanças de hábitos alimentares, e o estresse também contribuem para o ganho de peso.
Para controlar a alta dos ponteiros da balança, é necessário aliar uma alimentação equilibrada a exercícios aeróbicos e anaeróbicos. "Os exercícios aeróbicos estimulam a função do sistema cardiorrespiratório e também a queima de gordura. Já os anaeróbicos ajudam a manter ou aumentar a massa muscular, essencial para evitar a queda no metabolismo, comum nessa faixa etária", aponta o médico.
Evitar alimentos que contêm mais calorias, como gorduras e açúcar, também ajuda a retardar o processo. "O importante é ter uma alimentação que atenda à necessidade calórica, para prevenir o ganho de peso", indica. O médico nutrólogo ressalta ainda que mesmo a ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais não deve ser feita em excesso e, sim, com equilíbrio.
Para finalizar, o Queroz explica que o ideal é balancear as calorias restringindo o consumo de gorduras, e acrescentar na alimentação frutas e verduras, bem como leguminosas, grãos integrais e oleaginosas. Além disso, enfatiza, a prática de exercícios físicos regulares, também ajuda a combater o aumento de peso. Em qualquer idade.
Saiba mais sobre a ABRAN
A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne 3.200 associados, entre médicos nutrólogos, cientistas, pesquisadores e profissionais na área de nutrição, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.
Para contribuir ainda mais com a manutenção da saúde da sociedade brasileira, a Associação criou o Selo de Aprovação ABRAN, que atende às exigências do consumidor com relação à qualidade e segurança dos alimentos. Somente recebem o Selo de Aprovação ABRAN produtos que foram submetidos a critérios rigorosos de aprovação, encontrando-se de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério de Estado da Agricultura.