Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Corpo saudável

Aposte na chia para saciar a fome e queimar gorduras

Redação Bonde*
21 ago 2013 às 10:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nestes dias frios, algumas comidas ficam ainda mais apetitosas e passam a fazer parte da rotina. Não há quem resista a fondue, pizza, sopa, queijo e vinho e, até mesmo, feijoada. Com as temperaturas baixas e o clima propenso a ficar em casa, as pessoas exageram em comidas pesadas e deixam de ir à academia alguns dias, o que pode causar aumento do colesterol e indesejado ganho de peso.

Para amenizar a 'gula' do inverno, invista em alimentos funcionais como a semente de chia, que é rica em fibras e auxilia no emagrecimento. Originária do México e Colômbia, essa herbácea impede a absorção de gorduras durante a refeição, dá sensação de saciedade, pois possui aminoácidos essenciais como metionina e fenilalanina e, também, tem fibras dietéticas que dão a sensação de plenitude no estômago.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rica em ômega 3, vitaminas C e do complexo B, zinco, potássio, cálcio, fósforo e cobre, a chia é um excelente antioxidante, melhora a glicemia, repõe o ferro e estabiliza a coagulação. Além disso, é rejuvenescedora, antienvelhecimento, ajuda na hipertensão arterial, no aumento de colesterol bom, no diabetes, nas doenças do coração e ainda combate à obesidade devido às propriedades antiinflamatórias do ômega 3.

Leia mais:

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino


É recomendado, em geral, o consumo de duas colheres de sopa ao dia durante as refeições. Pode-se adicionar ao iogurte, leite, saladas, sopas, arroz, feijão e nas preparações como pães, bolos, tortas e massas, em forma de grão ou farinha. Também pode ser manipulada em laboratório.


Não há contraindicações para o uso da semente, mas é importante lembrar que em excesso pode causar diarreia, uma vez que é uma fibra e acelera o metabolismo e o trânsito intestinal. Para alcançar o emagrecimento ideal, é imprescindível o acompanhamento de um especialista e a prática de atividade física diária.

*Por Sylvana Braga, nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro "Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural (www.sylvanabraga.com.br).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo