Diversos especialistas em saúde já provaram por meio de pesquisas que saúde e bem-estar são resultados diretos de uma alimentação equilibrada e saudável. A dica vale para manter o bom funcionamento de todos os órgãos, incluindo a pele.
Nesse caso, a primeira orientação é consumir alimentos fonte de antioxidantes. De acordo com a nutricionista Ariane Braz Antonio, é possível eleger alimentos que fazem bem à pele.
"Com o consumo de alimentos antioxidantes, espera-se resgatar a capacidade da célula de manter a hidratação, reconstituir os tecidos de elasticidade da pele e restabelecer mudanças provocadas pelos raios solares. Entre eles estão a flacidez, as manchas, os ressecamentos e as rugas", afirma Ariane.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
Na lista das proibições, a nutricionista aponta o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro. "O fumo é um dos maiores causadores de radicais livres no nosso organismo, portanto a recomendação é não fumar."
Por fim, ela ressalta a importância do consumo de água. "A ingestão de água pura, em pequenos volumes e sempre fresca (quase gelada), é a melhor forma de se hidratar. Dessa forma, a absorção é mais rápida e, consequentemente, o processo reposição após a perda é melhor."
Confira os alimentos que fazem bem à pele:
Silício: Componente encontrado na pele e cartilagens. Auxilia na mineralização óssea.
Fontes alimentares: aveia, cevada, salsa, nabo, avelã e feijão;
Coenzima Q10: Previne a oxidação de lipídios (gordura) e está diretamente relacionada ao envelhecimento.
Fontes alimentares: espinafre, amêndoas, pimentão, pistache. sardinha, amendoim, nozes e semente de gergelim;
Semente de uva: Aumenta níveis de Vitamina C no organismo, inibe a destruição de colágeno e oxidação lipídica. Previne o envelhecimento por manter a integridade dos vasos, tecidos conjuntivos e pele, além de proteger o sistema cardiovascular;
Magnésio: Antiestresse, anti-infeccioso, cardioprotetor e atua na manutenção da temperatura corporal. Sua ação combate acne, dermatoses, manchas senis, verrugas, obstipações crônicas e aumenta a hidratação da pele.
Fontes alimentares: cereais integrais, soja, folhas verdes, legumes e frutas (maçã/limão).
Zinco: Sua deficiência está relacionada ao envelhecimento precoce. Atua como cofator em muitas enzimas, auxilia na digestão, na regeneração celular e cicatrização.
Fontes Alimentares: carnes, peixes, leguminosas (lentilhas), cereais integrais, vegetais, açafrão e gengibre.
Manganês: Essencial na formação óssea e metabolismo de aminoácidos, colesterol e carboidratos (açúcares). Sua deficiência resulta em redução na produção de insulina, aumenta processos oxidativos, prejudica o fator de crescimento e promove anormalidades esqueléticas.
Fontes Alimentares: frutas oleaginosas, grãos, cereais integrais, gema de ovo e folhas.
Selênio: Essencial para a formação da enzima antioxidante Glutationa peroxidase.
Fontes alimentares: carnes, aves, frutos do mar, cereais, castanha-do-pará, farinha de trigo, gema de ovo e pão francês.
Cobre: Responsável pela formação de tecido conjuntivo, do metabolismo do ferro e na formação de melanina na pele. Na prática, com 20 ml de suco de couve (puro), as pessoas conseguem atingir a quantidade recomendada de cobre por dia, além de suplementar magnésio e enxofre, devido à clorofila.
Fontes alimentares: fígado, cereais integrais, legumes e frutas (pera).
Vitamina C: Antioxidante natural, ela protege a vitamina E e o ácido fólico. Além disso, previne a peroxidação lipídica, produz e mantém o colágeno e atua na oxidação de proteínas.
Fontes alimentares: pimentão verde e vermelho; brócolis; couve de Bruxelas; couve flor; morango; espinafre; e frutas cítricas.
Vitamina A: Atua sobre o fator de crescimento da pele, bem como na produção de melanina.
Fontes alimentares: vegetais folhosos verde-escuros; legumes laranja-escuro; batata doce; cenoura; couve; espinafre; e abóbora.
Vitamina E: Função antioxidante eficiente.
Fontes alimentares: óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol, ovos, leite e fígado.