Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antioxidantes

Alimentos com betacaroteno dão uma 'força' ao bronzeado

Redação Bonde
14 jan 2011 às 09:45

Compartilhar notícia

Além de promover um belo bronzeado por meio da boa alimentação, o betacaroteno oferece vitamina A - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O verão já chegou e você encontra dificuldades para ter uma pele bronzeada? Saiba que alguns alimentos podem ajudar! Vegetais e frutas como cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce contêm betacaroteno, ou seja, um carotenóide - pigmento que vai do amarelo ao vermelho e que oferece de maneira indireta a vitamina A. Esta substância também é encontrada, em quantidades menores, na couve, no repolho, espinafre, agrião e brócolis.

O betacaroteno é antioxidante e favorece a obtenção do bronzeado, pois estimula a formação de melanina, a grande responsável pela pigmentação da pele. Ele não funciona como um bronzeador natural, que auxilia na uniformização do bronzeamento, tornando-o mais eficiente, aparente e duradouro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a dermatologista Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o betacaroteno não tem restrição quanto à cor da pele, porque vai favorecer o bronzeamento de acordo com o tipo de pele de cada um. Adriano Almeida, também dermatologista, complementa: "Uma forma prática para saber se os níveis de carotenóides estão sendo suficientes é observar a palma das mãos. Se estiverem com uma coloração em tom laranja, estes níveis estão sendo satisfatórios", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino


Não há desvantagens em consumir os alimentos com betacaroteno. Porém, o excesso pode elevar a produção de melanina, fazendo com que a pele adquira uma coloração amarelada, conhecida como hipercarotenemia, que desaparece com a redução do consumo. Além disso, a dermatologista faz um alerta: o consumo desses alimentos é contraindicado se a pessoa está fazendo algum procedimento como laser para rejuvenescimento ou depilação, pois a pele vai se bronzear e pigmentar mais facilmente.

Publicidade


de acordo com Rosana Perim Costa, gerente de Nutrição do Hospital do Coração (HCor), atualmente o mercado farmacêutico oferece cápsulas com derivados de betacaroteno concentrados, que devem ser usadas antes e depois do bronzeamento. "Geralmente são indicadas para pessoas que não conseguem aumentar o consumo da substância através das refeições. No entanto, devem ser consumidas seguindo prescrição médica, pois o excesso pode provocar manchas na pele."


Além de promover um belo bronzeado por meio da boa alimentação, o betacaroteno oferece vitamina A, micronutriente que ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele, melhora a visão noturna, a elasticidade da pele e fortalece unhas e cabelos.

Então é só fazer uma deliciosa salada e apostar no bronzeado. Só não se esqueça de evitar a exposição solar das 10 horas da manhã às 14 horas da tarde!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo