Os meses de junho e julho, são marcados pelas festas de São João, e vem recheados de quitutes e outras guloseimas. Para quem se preocupa com uma alimentação saudável, o período requer atenção, pois além de deliciosas, as comidas das festas costumam ser bastante calóricas.
Piores guloseimas da época e as principais características que as tornam ruins:
Melhores guloseimas e as principais características que as tornam mais saudáveis ou leves para o consumo:
Segundo a nutricionista Laylla Marques Coelho."O pinhão é um alimento rico em vitaminas do complexo B, cálcio e zinco e por isso se inclui no grupo dos alimentos que podem ser consumidos nas festas típicas de junho e julho. Além de ser muito rico em fibras alimentares, não é calórico, tendo em torno de 159 kcal em 15 unidades. Além de saboroso, o alimento pode ajudar no controle do índice glicêmico em pacientes que possuem diabetes".
Ela ressalta que o alimento é indicado para reduzir o colesterol. Sendo assim, as pessoas podem consumi-lo sem culpa. Os exageros nunca são vistos com bons olhos, então a quantidade que sugerida é de 15 unidades em substituição a um pão francês", explica Coelho.
Fonte de energia, os amendoins são ricos em vitaminas e minerais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo. Embora calóricos, eles podem ser um aliado a dieta pois promovem a sensação de barriga cheia, pois como precisa ser muito mastigado ele controla a saciedade e faz com que a fome demore a aparecer.
Receitas fáceis e saudáveis para a época: