Com o inverno chegando e o frio já entrando pelas janelas, outra preocupação volta à pauta do brasileiro: como escapar da gripe. E para quem busca mais opções para complementar a vacina distribuída pelo governo, médicos nutrólogos dão dicas de alimentação para manter a doença longe - e também desmitificam algumas "fórmulas" que, do ponto de vista médico-científico, não fazem efeito contra a gripe.
Para a Dra. Vivian Suen, médica nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), uma alimentação equilibrada é fundamental para proteger o organismo. "A dieta adequada possibilita que o sistema imunológico desempenhe corretamente suas funções", afirma. Ela explica que, nas infecções virais ocorre influxo de vários glóbulos brancos que produzem as substâncias que atuam contra o vírus, e que para a produção dessas células, são necessários os nutrientes da alimentação.
Também é essencial que as quantidades de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, minerais e também de água estejam dentro das recomendações. "Os alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, que são de origem animal, com nutrientes como o zinco e o selênio, são importantes para a função imune", lembra a especialista. Ela aconselha as carnes, peixes e castanhas como boas opções.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
A médica nutróloga Dra. Sandra Fernandes, também da ABRAN, aponta ainda as vitaminas A e C para a prevenção e combate da gripe. Carnes (como o fígado), frutas cítricas (como laranja, limão e acerola) e os vegetais folhosos crus são boas indicações, explica a médica. Ela alerta, no entanto, que não adianta tomar vitamina C diariamente em doses farmacológicas, pois isso pode precipitar cálculos renais devido ao oxalato da formulação do medicamento. "É bom lembrar que vitaminas em doses medicamentosas devem ser usadas apenas com prescrição médica", salienta.
Já o conhecido chá de alho, utilizado frequentemente para combater a gripe, não tem comprovação científica. Ele é, porém, bastante recomendado para fluidificar as secreções durante o tratamento e para hidratar o corpo - o que, nos casos de gripe, é fundamental. "Não existem alimentos milagrosos, pois eles não tratam diretamente a gripe. O que eles fazem é atuar em conjunto com o sistema imunológico. Por isso, é interessante manter sempre uma alimentação completa", lembra a Dra. Fernandes (com Barcelona Soluções Corporativas).