Nutrição

Abacate possui nutrientes necessários ao organismo

16 dez 2009 às 11:58

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não existe gordura saturada no abacate. O tipo de gordura existente na fruta é a monossaturada, a gordura saudável, que aumenta as taxas de HDL ( colesterol bom) no organismo. Por outro lado, o abacate é sim uma fruta extremamente calórica, por isso se for consumida em grandes quantidades ele pode gerar alguns quilinhos indesejados. O ideal é comer três colheres de sopa por semana
Porém, o mais importante na composição lipídica do abacate é o ácido oléico.

Esse ácido é usado para prevenção do câncer de próstata e de doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes e dislipidemias, pois induz a redução do colesterol total (LDL e Triglicérides) e favorece o colesterol bom, o HDL, além de ser anticoagulante. Não é somente o ácido oléico que aparece de maneira benéfica no abacate. Na sua composição aparece também uma quantidade elevada de vitaminas e fibras, além de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.


A vitamina C, por sua vez, é muito importante para o organismo, pois trabalha na síntese do colágeno, substância estrutural dos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens. Os dentes e gengivas também se beneficiam da substância. Ajuda também na absorção, depósito e transporte do ferro no organismo, além de ajudar no metabolismo do ácido fólico.


São mais de 500 espécies diferentes da fruta em todo o mundo. Os mais comuns são o manteiga (tem forma de pêra, sua polpa é macia e sem fibras), o pescoço (um pouco mais alongado que o manteiga) e guatemala (é maior que o manteiga, tem a casca rugosa e forma de ovo). Entretanto, existe uma variedade do abacate que possui 10% a menos de calorias. Trata-se do avocado, menor que o abacate e possui uma polpa verde-amarelada.

Serviço:
Maximo Asinelli - Médico Nutrólogo
www.clinicaasinelli.com
www.maximoasinelli.wordpress.com
http://www.bemparana.com.br/maximosaude
maximoasinelli@terra.com.br


Continue lendo