O Departamento de Vigilância Sanitária do Paraná vai recolher os alimentos milho verde em conserva da marca Quero (lote 300437 – validade 07/2014) e mortadela Estrela do Frigoestrela S.A (lote 1E0712 – fabricação 16/07/2012 e validade 13/10/2012). A interdição cautelar foi tomada devido à investigação de um surto de botulismo no município de Canaã Paulista (SP). A ação contará com apoio das Regionais de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde.
O coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Santana, disse que neste momento o recolhimento dos produtos vai ocorrer nos Estados de São Paulo e Paraná. "A medida é preventiva, pois aguardamos o resultado das análises laboratoriais encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência para o Estado de São Paulo", explica.
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria estadual da Saúde, alerta as pessoas que tiverem os produtos citados em suas residências, que não os consumam. O ideal é contatar imediatamente a secretaria de saúde de seu município para o recolhimento do produto ou ligar para a secretaria estadual pelo telefone 0800-643-8484.
BOTULISMO - O botulismo é uma doença grave causada pela ingestão da toxina botulínica presente em alimentos embutidos e enlatados produzidos em condições sanitárias precárias, o que permite a contaminação pela bactéria Clostridium botulinum.
Os principais sintomas são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, cefaleia, vertigem, tontura, paralisia, visão turva, visão dupla, dificuldade respiratória e insuficiência respiratória, podendo evoluir para a morte. Elas podem ocorrer entre 12 horas e 10 dias após a ingestão do alimento contaminado. O tratamento ocorre em regime hospitalar com soro específico.