Notícias

Vereadores questionam propaganda na saúde

03 mai 2012 às 15:17

Os vereadores da Câmara Municipal de Londrina questionaram, durante o grande expediente da sessão desta quinta-feira (3), o número de recursos investidos na saúde em Londrina. Os membros do Legislativo contestaram a propaganda da prefeitura que garante que 30% do orçamento municipal está sendo investido no setor para melhorar o atendimento da população.

O vereador Antenor Ribeiro (PSC) disse que não acredita na propaganda por causa do "caos" da saúde municipal e devido às reclamações e filas nos postos da cidade. "Como é que pode Londrina querer passar uma imagem que está tudo bem na saúde. Não se pode maquiar a situação", criticou.


De acordo com o vereador, Roberto Kanashiro (PSDB), que realizou levantamento com números do setor até 2011, o município investe entre 21% a 24% do orçamento na área da saúde. "Essa é uma informação e propaganda enganosa que precisa ser vista", disse o vereador, lembrando que alguns locais sofrem com a falta de anestésicos. "O município investe além dos 15% que é de lei e obrigação", ponderou.

Marcelo Belinati disse que a "maquiagem" ocorre há alguns anos, já que o pagamento dos salários da Autarquia Municipal de Saúde é incluso no orçamento, além da verba do Fundo Municipal de Saúde com recursos do Governo Federal e Estadual, que devem ser utilizados exclusivamente na saúde. "Quando se coloca isso no montante, o percentual acaba sendo alto. Então só fica no discurso", aponta.


Continue lendo