Notícias

Vacinação contra o HPV começa em março

28 fev 2014 às 14:25

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer gratuitamente a vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos das escolas da rede estadual de educação do Paraná. As doses começam a ser aplicadas a partir de 10 de março.

A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.


"Estudos mostram que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e a longo prazos, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero", explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde.


"Nossa meta é vacinar 80% das adolescentes de 11 a 13 anos no Paraná, e as escolas podem nos ajudar a atingir essa meta. Professores e coordenadores irão explicar para a comunidade escolar a importância dessa vacinação", explica o coordenador.


As vacinas serão distribuídas nas escolas de acordo com a particularidade de cada local, respeitando a demanda (quantidade de alunas na idade correta) e a realidade do estabelecimento de ensino. A vacina também será oferecida na rede de ensino municipal e na rede de ensino particular, de acordo com a organização da instituição e disponibilidade de doses das unidades de saúde.


Caso uma aluna não consiga ser vacinada no dia agendado na escola, ela também poderá ir até um posto de saúde para obter a vacina contra o HPV. Ela está disponível em Unidades Básicas de Saúde para todas adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003.


A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.


DOSE – As adolescentes vacinadas devem ir até um posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.

OFICINA – A Secretaria da Saúde reuniu nesta semana, em Curitiba, os 64 coordenadores de vacinação e coordenadores da vigilância epidemiológica dos municípios e das regionais de saúde para esclarecer as dúvidas sobre a campanha de vacinação da HPV. "Estamos nos preparando para atender da melhor forma o público-alvo da campanha", explica Crivellaro.


Continue lendo