Notícias

"Ursinhos do Siate" facilita atendimento às crianças

23 jun 2010 às 17:33

O policiamento comunitário, uma das diretrizes da Polícia Militar do Paraná, também é aplicado diariamente pelo Corpo de Bombeiros por meio de diversos projetos. Um deles é o "Ursinhos do Siate", aplicado pelo 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), localizado em Foz do Iguaçu. A iniciativa, que faz parte de uma das ações inovadoras da PM, entrega para crianças de até 12 anos, envolvidas em acidentes, um bichinho de pelúcia (ursinhos, tigrinhos, cachorrinhos, entre outros) durante o atendimento feito pelos socorristas do Siate, com o objetivo de acalmá-las.

Os brinquedos são doados pelo Rotary Club de Foz do Iguaçu Três Fronteiras, sem nenhum custo para os bombeiros nem para a população. Nesta quarta-feira (23), mais 150 bichinhos chegaram para que o projeto possa ser continuado. Recentemente a iniciativa foi apresentada para a corporação em Curitiba como exemplo de uma ação que está dando certo. "Com a entrega do brinquedo, o socorrista desvia o foco da dor que a criança está sentindo, o que facilita o atendimento e faz com que os pequenos fiquem mais calmos", afirma comandante do 1º SGBI, major Marcos Antônio Jahnke.

Há 14 anos atendendo crianças, o projeto foi iniciado em Curitiba e levado para o Oeste do Estado pelo major Jahnke. Os resultados, segundo o oficial, são cada vez mais positivos. "Com as crianças mais tranquilas, o trabalho fica mais fácil e, assim, o atendimento torna-se mais rápido e eficiente, acarretando em mais vidas salvas com um simples gesto, aliado a um bom atendimento", ressalta.


Continue lendo