Notícias

Unidades de Saúde de Londrina intensificam trabalhos sobre diabetes

12 nov 2013 às 19:37

Neste mês de novembro, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar os trabalhos de conscientização para a prevenção e o tratamento da diabetes em Londrina. As atividades fazem parte da celebração do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 próximo.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Adulto, Juliana de Oliveira Marques, todas as unidades de saúde vão reforçar o debate sobre a doença nos grupos que participam das atividades desenvolvidas pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF). Ao todo, são 14 grupos em Londrina. "Os enfermeiros e os profissionais do Nasf conversarão com a população sobre a doença, farão atividades físicas, encontros informativos públicos e rodas de conversa. Tudo dentro dos encontros dos grupos", disse.


O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, na qual ocorre a destruição das células produtoras de insulina e o corpo deixa de produzi-las. É mais frequente em pessoas com menos de 35 anos. Já a diabetes tipo 2 possui fator hereditário maior do que no tipo 1 e está relacionada, muitas vezes, com a obesidade. O corpo produz insulina, mas é incapaz de absorvê-la.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991, pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em resposta ao crescente número de pessoas com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil.


Continue lendo