O projeto de pesquisa "Individualização e saúde mental em gêmeos: psicodiagnóstico e psicoprofilaxia", desenvolvido no Departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL, procura gêmeos entre 25 e 40 anos para uma pesquisa sobre a individualidade e convivência. A pesquisa pretende levantar informações, por meio de entrevistas, com 25 pares de gêmeos, sendo ambos do mesmo sexo. Os interessados poderão se cadastrar pela internet.
Segundo a professora Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, coordenadora do projeto, a proposta é estudar os processos de separação e individualização em gêmeos, além de verificar a influência da história de vida no desenvolvimento da individualidade de cada co-gêmeo. Diante destas informações o estudo poderá fazer uma análise sobre a saúde mental e a capacidade de adaptação de cada um.
A coleta de dados será realizada com entrevistas individuais que poderão ser realizadas na Clínica Psicológica da UEL, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), ou ainda na residência dos irmãos. A pesquisadora afirma que a identidade dos gêmeos participantes do projeto será mantida em sigilo, com o objetivo de resguardar a individualidade e a segurança.