Notícias

UEL oferece atendimento psicológico a mulheres com endometriose

09 set 2015 às 16:29

Estão abertas as inscrições para mulheres interessadas em participar do Grupo de Atendimento Psicoterápico para Mulheres com Endometriose. O prazo para se inscrever vai até o fim de setembro e as interessadas passam por uma entrevista individual para análise do grau de necessidade. Restam 7 vagas.

O grupo iniciará as atividades em outubro, com sessões semanais e capacidade para atender até 10 mulheres. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pacientes, que sofrem os problemas decorrentes da doença e com a dificuldade em diagnosticá-la. O atendimento prevê oito sessões e será totalmente gratuito. Interessadas podem entrar em contato pelo telefone (43) 9610-7630 ou pelo e-mail raianabonatti@hotmail.com.


Segundo a psicóloga Raiana Bonatti, do Programa de Pós Graduação em Análise do Comportamento da UEL, a Psicologia apresenta poucos estudos sobre pacientes acometidas com endometriose. A doença se caracteriza pela presença de tecido endometrial no lado externo do útero, o que induz a uma reação inflamatória crônica. As causas estão ligadas aos hábitos modernos, já que as mulheres engravidam menos, e também a fatores genéticos e imunológicos. Além dos sintomas, trata-se de uma doença de difícil diagnóstico. O tempo médio entre o início dos sintomas e o tratamento pode chegar a oito anos.

"Há estudos que mostram alta incidência de depressão, ansiedade e estresse entre mulheres que sofrem os sintomas", afirma Raiana. Segundo a psicóloga, o grupo propõe oito sessões, em dias e horários que deverão ser ainda definidos, onde as pacientes terão acompanhamento e poderão participar de reuniões com outras mulheres. A proposta é desenvolver um protocolo de atendimento para pacientes com endometriose, considerando a Psicologia na área de análise do comportamento.


Continue lendo